sexta-feira, 13 de abril de 2018

COGNIÇÃO AULA 1


COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÀTICA

AULA 01 Introdução ao Estudo da Psicologia

Caros alunos,

É com grande prazer que apresentaremos a disciplina COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Espero que sejam momentos de ricas aprendizagens para todos nós.

Esta disciplina tem o objetivo de apresentar a introdução dos estudos em Psicologia e com ênfase na Psicologia Cognitiva. Paralela à compreensão destes conteúdos iremos dar especial atenção à relação entre Psicologia e Matemática. Estudaremos sobre os processos cognitivos e sobre a aprendizagem da matemática.

Sendo assim, será importante iniciar refletindo sobre o motivo desta disciplina no curso de Licenciatura em Matemática.

Qual sua opinião?

Por que estudar Psicologia neste curso?

Em que a psicologia será necessária na sua atuação profissional?

Se você pensou que com os conhecimentos da psicologia você terá melhores condições de atuar junto ao seu aluno, você pensou corretamente.

A ciência psicológica ocupa-se em pesquisar e propor idéias que facilitem a compreensão do comportamento humano.

Fig. 01. Entre outros, a Psicologia ocupa-se em estudar o comportamento infantil.


Se em algum momento de sua vida você já fez observações e avaliou o comportamento de algumas pessoas e entre elas o seu próprio, então você já teve pensamentos psicológicos.

No entanto, provavelmente algumas perguntas ficaram sem resposta ou com


.








Teremos duas disciplinas envolvendo esta relação (Psicologia e Matemática) ao longo do curso.




Sigmund Freud, austríaco, nasceu em 6 de maio de 1856 e morreu em Londres aos 23 de setembro de 1939. Formou-se em medicina e fundou a escola psicanalítica.
Suas idéias foram difundidas em todo o mundo e o conceito de inconsciente é considerado sua maior descoberta.
Escreveu uma obra de 24 volumes, além de vários artigos.

respostas indefinidas ou ainda quem sabe, você pode ter feito alguma interpretação equivocada do que observou.

A intenção desta disciplina não é de forma alguma que você passa a analisar as pessoas como psicólogos, mediante os conteúdos que iremos estudar. Queremos sim que este conhecimento aprendido ao longo do curso lhe dê condições para intervenções pedagógicas. Ou seja, que em seu papel de professor (a) tenha condições suficientes para ampliar a visão do aluno numa perspectiva mais integrada; de um ser que está ali aprendendo conteúdos formais, se desenvolvendo socialmente e individualmente, desenvolvendo fisicamente, desenvolvendo aspectos de sua personalidade; e se constituindo enquanto um cidadão que usa seu modelo de educador como referencial.

O que diferencia uma interpretação leiga de uma feita por um psicólogo são as técnicas aplicadas o conhecimento científico que apóia, e a postura ética profissional.

Fig. 02 - Um psicólogo escolar pode orientar o aluno em sua metodologia de estudo aprender a aprender.

Então, o que é Psicologia?

É uma ciência que estuda o comportamento humano e não-humano do ponto de vista bio-psico-social.(Pisani, 1999)

Humano e não humano? Como assim?

A psicologia, enquanto ciência parte de técnicas com seres humanos e também conclui dados em estudos com animais, comparando e inferindo para o ser humano. Ratos, macacos, gorilas, pombos e outros animais são sujeitos de pesquisas em laboratórios. Os dados obtidos a partir destes estudos são utilizados para propor e confirmar teorias para os próprios animais e para os seres humanos

O aspecto bio-psico-social resume a preocupação da Psicologia com um ser integrado, uma visão holística. Nosso desenvolvimento acontece de forma integrada e quando falamos, por exemplo, em desenvolvimento cognitivo, não podemos nos esquecer de considerar que este ocorre relacionado com outras áreas de desenvolvimento: social, físico e afetivo.

Bock, Furtado e Teixeira (1999) acredita que a psicologia trabalha em

Além dos aspectos citados a Psicologia estuda uma gama de aspectos incluindo os ligados a personalidade, a agressividades, a depressão, os papéis sexuais e distúrbios psicopatológicos, entre outros.








A psicologia hoje estuda e pesquisa os efeitos da transformação social nas pessoas, como por exemplo, a mudança de hábitos em muitos adolescentes: nos relacionamento com os pais, amigos, uso de drogas e tempo de exposição aos recursos tecnológicos, como celular e computador.




De acordo com Braghirolli (2002), com origem grega, a palavra Psicologia significa o estudo Logos, acerca da Alma ou Mente Psique. Portanto, na essência da palavra o estudo da alma.






Visão holística define a visão de um todo integrado.

diferentes contextos com uma visão particular em cada um deles de sua matéria-prima, e que constrói assim, conhecimentos distintos e específicos. Eles definem que a forma particular da psicologia é definida pela subjetividade e que desta forma ela contribui de fato para a compreensão da totalidade humana.

A subjetividade de acordo com os autores citados acima (op. cit.) é uma síntese singular que cada um de nós elabora durante nosso desenvolvimento, mediante as experiências individuais e sociais (culturais) e nossas percepções. É o mundo de idéias, significados e emoções, construídas internamente, que nos diferencia e ao mesmo tempo nos nivela como humanos.

A Psicologia é uma ciência nova se comparada à idade do ser humano que existe a milhões de anos. A Psicologia tem cerca de 130 anos. O que representa muito pouco diante da história da humanidade e do tempo de existência de outras ciências. Temos um grande futuro pela frente e por certo, muito das respostas que hoje se encontram em aberto, poderão ter significativas respostas científicas daqui a alguns anos ou décadas. A Psicologia recebe ajuda de outras ciências como da Filosofia, Sociologia, Antropologia, entre outras, e mais recentemente do avanço tecnológico das Neurociências.

Existe uma falsa crença que o psicólogo pode explicar todos os comportamentos e ainda corrigi-los. Diante desta ideia é importante esclarecer que isto não é possível. Nem tudo é explicável pela psicologia; e nem tão pouco ela pode resolver todas as dificuldades e distúrbios de comportamento, assim como, prever condutas.

Fig.3 Conhecer processos psicológicos ajuda na compreensão do comportamento do meu aluno.

Contudo, podemos afirmar que as disciplinas de Psicologia nos cursos de formação de professores são de fundamental importância, pois, conhecer e compreender processos vinculados ao comportamento humano e principalmente o processo de aprendizagem que pode influenciar no
desempenho docente.







De acordo com Vigotsky (um sócio-interacionista que estudaremos em outra disciplina do curso) e outros psicólogos o ser humano se transforma à medida que a sociedade se transforma e vice-versa.
























Relacionem sempre que possível em seus estudos os conteúdos abordados com a aprendizagem da matemática.

Inicialmente, na disciplina de COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, faremos uma introdução sobre a ciência psicológica, compreendendo qual a função deste campo de conhecimento. Veremos que a Psicologia tem relação com outras ciências e conheceremos um pouco os principais campos de atuação desta profissão. Estudaremos também os Processos Cognitivos no ser humano; as dimensões do aprender a relação destes conteúdos com a EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. E ainda refletiremos sobre a importância do ‘brincar’ para a aprendizagem da matemática.

Pensando mais sobre a Psicologia:

Os psicólogos estudam processos básicos do comportamento tais como aprendizagem, memória, inteligência, emoções, motivações, percepção, criatividade, pensamento e linguagem.

Davidoff (2006) acrescenta que também é objetivo de nossas pesquisas e intervenções; tópicos sociais como divórcio e outras questões jurídicas, acrescentamos o tema da guarda compartilhada de crianças, estupro e racismo. Além da sexualidade, violência, e questões ambientais, tais como a poluição.

Outro ponto fundamental que muito interessa a psicologia é o processo de desenvolvimento. Todos estes fenômenos psicológicos têm diferentes sentidos em diferentes fases de desenvolvimento. Portanto, investigamos a transformação humana ao longo de toda a vida, do nascimento à morte, passando pela infância, adolescência, maturidade; chegando a terceira idade. (Cassundé Portella, 2009-I)



Fig. 4 - Em cada etapa da vida os acontecimentos têm sentidos diferentes e é foco de interesse da ciência psicológica.

Atualmente, muitas pesquisas estão sendo desenvolvidas na Psicologia. E a pesar de ser uma ciência nova a Psicologia já se encarregou de pesquisar e sistematizar muitos conhecimentos, transformar em teorias e aplicar na atuação prática.

Entre elas podemos citar a pesquisa feita por psicólogos americanos que concluíram os bebês que são prontamente atendidos são mais seguros e






Refletiremos mais profundamente sobre o ato de brincar e a importância dele para o ensino- aprendizagem da matemática no final da disciplina.

.

choram menos ao final do seu primeiro ano de vida. Ao contrário do que diziam as nossas vovós.

Outras pesquisas recentes procuram entender os motivos que levam crianças e adolescentes que humilham, batem e chegam a matar colegas de escola. É o chamado fenômeno bullying. Palavra inglesa que significa Bully = fortão, valentão. E assim, estas crianças apresentam agressividade, imitam colegas agressivos ou apresentam estruturas de personalidade com dificuldades em seu desenvolvimento, relacionadas à falhas de caráter ou até com traços psicóticos.

Além destes fatos, outros que aparentemente são menos alarmantes, e que, no entanto, envolvem e interferem em tantas vidas com significados relevantes, positivos e ou negativos. São questões conseqüentes às transformações sociais, sejam tecnológicas, educativas ou financeiras; como  o uso excessivo da tecnologia, como o computador, celular... interferindo em rotinas e comportamentos sociais e ainda e processos do aprender.

Todas estas e outras questões são estudas nas dimensões biológicas, cognitivas e sócio-afetivas. Ou seja, a Psicologia se preocupa em compreender o ser humano numa visão Holística, integral; compreendendo o ser humano como um processo dinâmico e em constante transformação. (Cassundé Portella 2009 I, pg.4)

Outros assuntos que ocupam os psicólogos: como as emoções podem influenciar a saúde = doenças chamadas psicossomáticas; a relação entre desempenho e emoções: como os afetos podem interferir no desempenho escolar, tanto no momento do estudo, bem como nas atividades avaliativas.



Fig. 5 - O adolescente e o bullying


A Psicologia e a relação com outras ciências:

A psicologia tem uma extensa relação com outras ciências. Por ser uma























Em vários contextos podemos encontrar o psicólogo atuando. Onde existe ser humano existe a necessidade deste profissional, com diferentes enfoques.







A cada dia aumenta a procura nas escolas e nos consultórios/clínicas pelos profissionais que trabalham com as dificuldades de aprendizagem, principalmente para crianças e adolescentes.

ciência nova com cerca de 130 anos, poderíamos pensar numa ciência que ainda inicia seus laços e solidifica espaços dentro da comunidade científica. Contudo, a psicologia tem como objeto de estudo sólido e consistente: o comportamento humano e assim, interessa e é reconhecida por todas as ciências.

A psicologia faz o papel de protagonista e muitas vezes de coadjuvante na relação com outras ciências. Ou seja, em muitas ocasiões a Psicologia atua como foco do processo ou até na explicação de um fenômeno; e em outras situações faz um papel importante, mas não o principal no contexto. (Cassundé Portella (op.cit.)

A Psicologia tem uma boa relação com a Estatística, no levantamento e análise de dados científicos; Com a Engenharia, auxiliando com os estudos sobre a Psicologia da Percepção. Com a Biologia, para compreender o efeito de um fator genético no desenvolvimento ou distúrbio.

A Psicologia e a Biologia são ciências que casam harmonicamente. Os psicólogos, fisiologistas, os psicofísicos e os neuropsicólogos acreditam que reunindo os seus conhecimentos do comportamento com as pesquisas sobre o funcionamento mental, encontraremos respostas mais precisas para algumas perguntas, por exemplo: o que podemos fazer para retardarmos os efeitos das doenças degenerativas da memória, como o Alzheimer ou a Demência Senil ou como estimular com sucesso as mentes das crianças com dislexia , disgrafia ou ainda discalculia.

Desta forma, distúrbios no sono, linguagem, atenção, movimento, sexo, ou de conduta, como raiva e alegria (euforia) são também alvo dos estudos psicológicos. Sem esquecer o importante impacto das pesquisas no tratamento das dependências às drogas ou psicoestimulantes.



Fig. 6 O sono é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicológico.

A Psicologia tem também uma excelente relação com a Sociologia (que vê o ser humano em seus processos grupais, sociais), com a Antropologia que estuda o ser humano nas diferentes culturas; com a Pedagogia vislumbrando os  estudos  da   Psicologia   da   Aprendizagem,  com   Economia, explicando
formas  de  comportamento  diante  de  compras:  estipulação  e  avaliação de





Alguns psico-estimulantes são aplicados em tratamentos aos déficits de Atenção





A discalculia dificulta a criança compreender os processos matemáticos. Este distúrbio não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, como também por má escolarização. O portador de discalculia pode cometer erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na compreensão dos números. A discalculia pode estar relacionada a outros distúrbios, como a Dislexi








O sono de qualidade é fundamental à memória e a proteção do psiquismo, além de dar saúde e bem estar para nossa rotina.

preços e assim por diante.

Percebendo todas estas relações, fica fácil compreender a idéia de que a psicologia é uma ciência “Biopsicossocial”. No entanto, não podemos deixar de considerar a devida relevância da relação da Psicologia com Lingüística, com a Ciência Política, a Medicina, a Educação, e principalmente enfatizarmos relação com a Matemática. Assim podemos concluir esta idéia, ressaltando que a Psicologia contemporânea não limita o seu objeto de  estudo e afirma o seu caráter interdisciplinar.

Como com algumas ciências a relação é tão estreita e freqüente, foram assim instituídos campos de atuação do psicólogo. Ou seja, de importantes inter- relações surgiram campos de trabalho que hoje se tornam indispensáveis à sociedade. Veremos em seguida os mais importantes:

Fig 7 O psicólogo pode atuar em diversas áreas do sistema social.

CAMPOS DE ATUAÇÂO DO PSICÓLOGO:

Muitas pessoas ainda hoje não sabem com precisão qual a função de um psicólogo e definir sua atuação no mercado de trabalho. Podemos citar como um dos motivos desta dúvida o fato de que existem várias profissões que iniciam com o prefixo psi, confundindo o público leigo. Em algumas funções de fato há semelhança, o que dificulta ainda mais a diferenciação. Entre os profissionais psi encontramos os Psicanalistas, Psiquiatras e Psicopedagogos. Portanto, ao lado temos um paralelo entre estes profissionais com o intuito de facilitar a compreensão da função do psicólogo

Basicamente o psicólogo pode atuar em 3 grandes campos:

1.       Pesquisa
2.       Ensino
3.       Psicologia aplicada: Psicologias: Jurídica, Organizacional, Clínica, Escolar, Comunitária, Hospitalar, do Trânsito, Ambiental entre outras.





Este profissional: o psicólogo pode atuar em consultórios recebendo encaminhamentos de outros profissionais; em empresas atuando como consultor e no intuito de selecionar novos funcionários aplicando testes, entrevistas; ou ainda em escolas para avaliação de alunos.










O Psiquiatra é um profissional formado em Medicina e se especializa na área de Psiquiatria. Desenvolve um trabalho em pacientes com distúrbios psicopatológicos como perdas              importantes, quadros de ansiedade, depressão, ou distúrbios mais graves como é o caso das Neuroses ou até Psicoses. O Psiquiatra pode tratar estes pacientes com técnicas em psicoterapia, medicamentos (só ele pode receitar).




O Psicanalista pode ter a formação em qualquer curso de nível superior e após se especializar em cursos de formação em Psicanálise e assim atuar com técnicas de psicoterapia semelhante a
da psicologia e da psiquiatria.

A psicologia é uma ciência plural em relação aos seus campos de pesquisa e conseqüentemente em suas áreas de atuação aplicada. Podemos encontrar necessidade de atuação deste profissional, onde encontrarmos pessoas. Além disto, encontraremos o psicólogo atuando como professor de psicologia. O mesmo profissional pode atuar em diversos campos. Ele pode ser um professor de psicologia, um pesquisador e ainda um psicólogo escolar, por exemplo.

O psicólogo pesquisador desenvolverá pesquisas que alimentarão a psicologia aplicada, além de suscitar novas teorias. Várias são as áreas pesquisadas na Psicologia. Entre elas podemos citar as áreas de investigação básica: Psicologia Geral, Fisiológica, Comparada, Diferencial, Psicopatologia, Desenvolvimento e da Educação, dentre outras.

Na psicologia Aplicada, ou na parte prática de sua atuação temos:

Partiremos do campo da Psicologia Jurídica que como se pode imaginar tem uma estreita relação entre a Psicologia e o Direito. Esta relação muito  eficiente se dá diante da necessidade de articular conhecimentos psicológicos frente às decisões e conflitos com a lei. O ser humano que pode ser vítima ou réu tem no conhecimento psicológico respaldos científicos, como também a técnica de avaliações psicológicas para diversas áreas forenses: psicopatologia, psicologia criminal, psicologia obrigacional e do consumidor psicologia civil, psicologia da família. E assim, auxilia o juiz em suas decisões, por exemplo, em relação à guarda compartilhada de uma criança, ao perfil de um criminoso, que o torna imputável ou semi-imputável diante da lei, a situações de adoção ou abandono de pais, entre outras situações.

Fig. 8 A atuação do psicólogo jurídico junto à vara de família.

A Psicologia Organizacional contribui de forma efetiva para a organização e produção de uma empresa. O psicólogo nas organizações faz recrutamento, seleção e treinamento, visando o preenchimento de vagas aos perfis adequados. Elaboram programa de cargos e salários e se ocupam de benefícios e da saúde mental dos funcionários.

O Psicólogo Escolar desempenha várias funções, entre elas a mais
A Psicopedagogia é uma área de especialização da Psicologia, já reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia, que pode ser cursada por vários profissionais, desde que haja interesse. Ela se preocupa em estudar e intervir nas dificuldades e distúrbios    de
aprendizagem.           Sendo assim, todos os educadores de alguma forma deveriam se interessar por esta área de conhecimento.

importante é a função psicopedagógica que enfoca a aprendizagem. E seu dever prevenir e minimizar as dificuldades e distúrbios que se apresentem no aprendiz. A grande preocupação deste profissional é fazer com que as crianças e adolescentes aprendam com qualidade e prazer. Este profissional se ocupa em orientar pais, professores e os próprios alunos em relação à aquisição do conhecimento e em outras áreas específicas, como a escolha profissional e a orientação sexual, relações interpessoais, entre outras.

A Psicologia Hospitalar tem por objetivo fomentar ao contexto médico- hospitalar às tarefas de acompanhamento a pacientes em estados patológicos somáticos e ou psicossomáticos. Atua frente à divulgação do diagnóstico, intervenção e prevenção para o doente e sua família. Outra forma de intervenção é com a equipe médica e paramédica, favorecendo um clima tranqüilo ao tratamento. Por exemplo, este profissional pode atuar junto à equipe de enfermagem para orientar formas de procedimento com a família ou com o paciente e em casos de pacientes com quadros de neuroses ou psicoses.

A Psicologia Clínica tem como objetivo analisar, avaliar e intervir em problemas ou dificuldades psicológicas em bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Estas dificuldades podem ser de ordem afetiva, social e ou cognitiva, que alterem a qualidade de vida do paciente. A intervenção psicoterápica pode ser breve ou mais duradoura, dependerá da necessidade de cada caso. O psicólogo clínico pode atuar também como pesquisador e este conhecimento será revertido para própria área.

Fig. 9 O psicólogo elabora a cada dia suas pesquisas e amplia suas teorias.


A Psicologia Comunitária trabalha com as pessoas com carências econômicas e psicológicas, dentro da comunidade. Desenvolve projetos para a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental de seus moradores. Este profissional pode se ocupar, por exemplo, de projetos de orientação sexual ou profissional para adolescentes; ou com atividades que reinsira idosos no mercado de trabalho ou em suas rotinas, ou ainda em situações de novas aprendizagens.

Atualmente novas áreas vêm surgindo na psicologia, como é o caso da Psicologia das Emergências, que é necessária em catástrofes civis, como desabamentos, terremotos, acidentes, ou enchentes e furacões. Ou ainda a Psicologia que trabalha com os internautas e os efeitos que o mundo virtual pode causar nos seus usuários.











A maioria das pessoas associa a imagem do psicólogo apenas como psicólogo clínico. Se este for o caso, espero que amplie este conceito de atuação rofissional.

Assim, como verificamos, a cada necessidade podem surgir novas áreas na Psicologia. A humanidade vem se transformando e assim, surge a relevância de novos profissionais que ajudem nestas transformações. Portanto, atualmente a mais completa definição da identidade do profissional de Psicologia é agente de transformação social e promotor de saúde.

Além das áreas de Pesquisa e Aplicada, o psicólogo poderá atuar no campo de Ensino. Nesta área ele poderá desempenhar sua função docente em escolas técnicas, ensino médio, graduação e pós-graduação; perpetuando o conhecimento da ciência psicológica e relacionando-o a outras ciências.

Mas, como a Psicologia se tornou uma Ciência?

O ser humano se ocupou historicamente com diversas questões. Contudo demorou muito a se preocupar com si mesmo. Observe e se questione: em algum momento do seu dia, você pára e pensa sobre suas ações e relações, sobre a maneira como se comunica com as outras pessoas ou sobre como poderia ter feito para melhorar seu dia ou sua qualidade de vida?

Infelizmente poucas pessoas respondem que sim...

Normalmente, só algumas pessoas têm uma preocupação constante com estas idéias. Boa parte delas até se ocupa em analisar as ações alheias, porém, foge de pensar e ponderar sobre suas próprias ações. Avaliar a ação do outro é mais fácil e confortável que analisar nossas próprias ações e intenções.

Pensar e si mesmo traz condições de aprender sob nossos atos e desta forma refletir sobre erros. Assim, poderíamos minimizar problemas ou encontrarmos soluções? Provavelmente sim. Pensar a analisar como agirmos e onde e como poderemos mudar, pode fazer diferença. E o início de uma transformação. Sabe o que podemos ganhar? É possível que esta reflexão gere autoconhecimento e conseqüentemente uma melhoria na qualidade de nossa relação intrapessoal e interpessoal.

Fig. 10 Reservar um tempo do dia para pensarem si mesmo.
Pensando em saúde com um conceito amplo e não apenas como ausência de doença. Por exemplo, promover direitos humanos e educação é promover saúde qualidade de vida.














Ao fazermos um passeio no tempo história das ciências, encontraremos resposta para questões que dizem respeito à Psicologia e a outras ciências.

De acordo com Pisani (1999) apud Cassundé Portella (2209-I) é interessante pensar que isto ocorreu também com a humanidade. É nítido verificarmos  na construção sócio-histórica que o homem pouco se preocupou com seu autoconhecimento. Ele buscou sempre aprimorar seu conhecimento em áreas que se aproximavam mais aos aspectos vinculados a sua  sobrevivência, como agricultura, engenharia, defesa, caça, pesca, ou aspectos de ordem sobrenatural e espiritual inclusive sendo nesta dimensão para eles a maioria das explicações dos fatos. Como narra Pisani (op. Cit.), as ciências que estudam especificamente o homem e seu comportamento, como é o caso da psicologia e da sociologia, surgiram mais tardiamente. No entanto, esta jovem ciência: a Psicologia, oficialmente com cerca de cento e vinte e sete anos, tem um grande futuro pela frente e já em pouco tempo uma história concreta e significativa para a humanidade.

A psicologia nasceu da relação de três outras ciências: Filosofia, Fisiologia e Psicofísica. Sendo assim a Psicologia possui três mães, três ciências geradoras. Porém, hoje já se encontra emancipada e possui autonomia para conduzir suas pesquisas e debates, sem, contudo, deixar de fazer parcerias com outras ciências como já falamos no início do capítulo.

Vamos ao longo da disciplina conhecer e relacionar os conhecimentos psicológicos com o ensino da matemática e com outras áreas de conhecimento que com certeza serão aproveitados na vida de todos nós.

Referências:

BOCK, A.M.; FURTADO, O; TEIXEIRA, M.L Psicologias uma introdução ao estudo da psicologia. Editora Sariava, São Paulo, 1999.

Cassundé Portella, M.A Psicologia da Educação I, Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, D-EaD, 2009.

PISANI, E. Psicologia Geral. Editora Vozes, Petrópolis, 1999.
















A Filosofia é mãe da Psicologia e de várias outras ciências. Ela teve papel fundamental na história da matemática.


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