COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA
MATEMÀTICA
AULA 01 – Introdução ao Estudo da Psicologia
Caros alunos,
É com grande prazer que
apresentaremos a disciplina COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. Espero que
sejam momentos de ricas aprendizagens para todos nós.
Esta disciplina tem o
objetivo de apresentar a introdução dos estudos em Psicologia e com ênfase
na Psicologia Cognitiva. Paralela à compreensão destes conteúdos iremos dar
especial atenção à relação entre Psicologia
e Matemática. Estudaremos sobre os processos cognitivos e sobre a
aprendizagem da matemática.
Sendo
assim, será importante iniciar refletindo sobre o motivo desta disciplina no
curso de Licenciatura em Matemática.
Qual sua opinião?
Por que estudar Psicologia neste curso?
Em que a psicologia será necessária na sua atuação
profissional?
Se você pensou que com os conhecimentos da
psicologia você terá melhores condições de atuar junto ao seu aluno, você
pensou corretamente.
A ciência psicológica ocupa-se em pesquisar
e propor idéias que facilitem a compreensão do comportamento humano.
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Fig. 01. –
Entre outros, a Psicologia ocupa-se em estudar o
comportamento infantil.
Se em algum momento de sua
vida você já fez observações e avaliou o comportamento de algumas pessoas e
entre elas o seu próprio, então você já teve pensamentos psicológicos.
No entanto, provavelmente algumas perguntas
ficaram sem resposta ou com
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.
Teremos duas disciplinas envolvendo esta relação
(Psicologia e Matemática) ao longo do curso.
Sigmund Freud, austríaco,
nasceu em 6 de maio de 1856 e morreu em Londres aos 23 de setembro de 1939.
Formou-se em medicina e fundou a escola psicanalítica.
Suas idéias foram
difundidas em todo o mundo e o conceito de inconsciente é considerado sua
maior descoberta.
Escreveu uma obra de 24 volumes, além de vários
artigos.
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respostas indefinidas ou
ainda quem sabe, você pode ter feito alguma interpretação equivocada do que
observou.
A intenção desta
disciplina não é de forma alguma que você passa a analisar as pessoas como
psicólogos, mediante os conteúdos que iremos estudar. Queremos sim que este
conhecimento aprendido ao longo do curso lhe dê condições para intervenções pedagógicas. Ou seja,
que em seu papel de professor (a) tenha condições suficientes para ampliar a
visão do aluno numa perspectiva mais integrada; de um ser que está ali
aprendendo conteúdos formais, se desenvolvendo socialmente e individualmente,
desenvolvendo fisicamente, desenvolvendo aspectos de sua personalidade; e se
constituindo enquanto um cidadão que usa seu modelo de educador como
referencial.
O que diferencia uma
interpretação leiga de uma feita por um psicólogo são as técnicas aplicadas o
conhecimento científico que apóia, e
a postura ética profissional.
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Fig. 02 - Um psicólogo escolar pode orientar o aluno em sua
metodologia de estudo – aprender a aprender.
Então, o que
é Psicologia?
“É uma ciência que estuda o
comportamento humano e não-humano do ponto de vista bio-psico-social.” (Pisani, 1999)
Humano e não humano? Como assim?
A psicologia, enquanto
ciência parte de técnicas com seres humanos e também conclui dados em estudos
com animais, comparando e inferindo para o ser humano. Ratos, macacos,
gorilas, pombos e outros animais são sujeitos de pesquisas em laboratórios.
Os dados obtidos a partir destes estudos são utilizados para propor e
confirmar teorias para os próprios animais e para os seres humanos
O aspecto bio-psico-social
resume a preocupação da Psicologia com um ser integrado, uma visão holística.
Nosso desenvolvimento acontece de forma integrada e quando falamos, por
exemplo, em desenvolvimento cognitivo, não podemos nos esquecer de considerar
que este ocorre relacionado com outras áreas de desenvolvimento: social,
físico e afetivo.
Bock, Furtado e Teixeira (1999) acredita
que a psicologia trabalha em
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Além dos aspectos citados a Psicologia estuda uma
gama de aspectos incluindo os ligados a personalidade, a agressividades, a
depressão, os papéis sexuais e distúrbios psicopatológicos, entre outros.
A psicologia hoje estuda e
pesquisa os efeitos da transformação social nas pessoas, como por exemplo, a
mudança de hábitos em muitos adolescentes: nos relacionamento com os pais,
amigos, uso de drogas e tempo de exposição aos recursos tecnológicos, como celular
e computador.
De acordo com Braghirolli
(2002), com origem grega, a palavra Psicologia significa o estudo – Logos, acerca da Alma ou
Mente – Psique. Portanto, na
essência da palavra o estudo da alma.
Visão holística define a
visão de um todo integrado.
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diferentes contextos com
uma visão particular em cada um deles de sua matéria-prima, e que constrói
assim, conhecimentos distintos e específicos. Eles definem que a forma
particular da psicologia é definida pela subjetividade e que desta forma ela
contribui de fato para a compreensão da totalidade humana.
A subjetividade de acordo
com os autores citados acima (op. cit.) é uma síntese singular que cada um de
nós elabora durante nosso
desenvolvimento, mediante as experiências individuais e sociais (culturais) e
nossas percepções. É o mundo de idéias, significados e emoções, construídas
internamente, que nos diferencia e ao mesmo tempo nos nivela como humanos.
A Psicologia é uma ciência
nova se comparada à idade do ser humano que existe a milhões de anos. A Psicologia
tem cerca de 130 anos. O que representa muito pouco diante da história da
humanidade e do tempo de existência de outras ciências. Temos um grande
futuro pela frente e por certo, muito das respostas que hoje se encontram em
aberto, poderão ter significativas respostas científicas daqui a alguns anos
ou décadas. A Psicologia recebe ajuda de outras ciências como da Filosofia,
Sociologia, Antropologia, entre outras, e mais recentemente do avanço
tecnológico das Neurociências.
Existe uma falsa crença que
o psicólogo pode explicar todos os comportamentos e ainda corrigi-los. Diante
desta ideia é importante esclarecer que isto não é possível. Nem tudo é
explicável pela psicologia; e nem tão pouco ela pode resolver todas as
dificuldades e distúrbios de comportamento, assim como, prever condutas.
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Fig.3 – Conhecer processos psicológicos ajuda na compreensão do comportamento
do meu aluno.
Contudo, podemos afirmar
que as disciplinas de Psicologia nos cursos de formação de professores são de
fundamental importância, pois, conhecer e compreender processos vinculados ao
comportamento humano e principalmente o processo de aprendizagem que pode influenciar
no
desempenho docente.
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De acordo com Vigotsky (um sócio-interacionista
que estudaremos em outra disciplina do curso) e outros psicólogos o ser
humano se transforma à medida que a sociedade se transforma e vice-versa.
Relacionem sempre que
possível em seus estudos os conteúdos abordados com a aprendizagem da
matemática.
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Inicialmente, na
disciplina de COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, faremos uma introdução
sobre a ciência psicológica, compreendendo qual a função deste campo de
conhecimento. Veremos que a Psicologia tem relação com outras ciências e
conheceremos um pouco os principais campos de atuação desta profissão.
Estudaremos também os Processos Cognitivos no ser humano; as dimensões do
aprender a relação destes conteúdos com a EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. E ainda
refletiremos sobre a importância do ‘brincar’
para a
aprendizagem da matemática.
Pensando mais sobre a Psicologia:
Os psicólogos estudam processos básicos do comportamento
tais como aprendizagem, memória, inteligência, emoções, motivações,
percepção, criatividade, pensamento e linguagem.
Davidoff (2006) acrescenta
que também é objetivo de nossas pesquisas e intervenções; tópicos sociais
como divórcio e outras questões jurídicas, acrescentamos o tema da guarda
compartilhada de crianças, estupro e racismo. Além da sexualidade, violência,
e questões ambientais, tais como a poluição.
Outro ponto fundamental
que muito interessa a psicologia é o processo de desenvolvimento. Todos estes
fenômenos psicológicos têm diferentes sentidos em diferentes fases de
desenvolvimento. Portanto, investigamos a transformação humana ao longo de
toda a vida, do nascimento à morte, passando pela infância, adolescência,
maturidade; chegando a terceira idade. (Cassundé Portella, 2009-I)
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Fig. 4 -
Em cada etapa da vida os acontecimentos têm sentidos diferentes e é foco de
interesse da ciência psicológica.
Atualmente, muitas
pesquisas estão sendo desenvolvidas na Psicologia. E a pesar de ser uma
ciência nova a Psicologia já se encarregou de pesquisar e sistematizar muitos
conhecimentos, transformar em teorias e aplicar na atuação prática.
Entre elas podemos citar a pesquisa feita por
psicólogos americanos que concluíram os bebês que são prontamente atendidos
são mais seguros e
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Refletiremos mais profundamente sobre o ato de
brincar e a importância dele para o ensino- aprendizagem da matemática no
final da disciplina.
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choram menos ao final do
seu primeiro ano de vida. Ao contrário do que diziam as nossas vovós.
Outras pesquisas recentes
procuram entender os motivos que levam crianças e adolescentes que humilham,
batem e chegam a matar colegas de escola. É o chamado fenômeno bullying. Palavra inglesa que
significa Bully = fortão, valentão. E assim, estas crianças apresentam
agressividade, imitam colegas agressivos ou apresentam estruturas de
personalidade com dificuldades em seu desenvolvimento, relacionadas à falhas
de caráter ou até com traços psicóticos.
Além destes fatos, outros
que aparentemente são menos alarmantes, e que, no entanto, envolvem e
interferem em tantas vidas com significados relevantes, positivos e ou
negativos. São questões conseqüentes às transformações sociais, sejam
tecnológicas, educativas ou financeiras; como
o uso excessivo da tecnologia, como o computador, celular...
interferindo em rotinas e comportamentos sociais e ainda e processos do aprender.
Todas estas e outras
questões são estudas nas dimensões biológicas, cognitivas e sócio-afetivas.
Ou seja, a Psicologia se preocupa em compreender o ser humano numa visão
Holística, integral; compreendendo o ser humano como um processo dinâmico e
em constante transformação. (Cassundé Portella 2009 I, pg.4)
Outros assuntos que ocupam
os psicólogos: como as emoções podem influenciar a saúde = doenças chamadas
psicossomáticas; a relação entre desempenho e emoções: como os afetos podem
interferir no desempenho escolar, tanto no momento do estudo, bem como nas atividades
avaliativas.
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Fig. 5 - O adolescente e o
bullying
A Psicologia e a relação com outras ciências:
A psicologia tem uma extensa relação com
outras ciências. Por ser uma
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Em vários contextos
podemos encontrar o psicólogo atuando. Onde existe ser humano existe a
necessidade deste profissional, com diferentes enfoques.
A cada dia aumenta a procura nas escolas e nos
consultórios/clínicas pelos profissionais que trabalham com as dificuldades
de aprendizagem, principalmente para crianças e adolescentes.
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ciência nova com cerca de
130 anos, poderíamos pensar numa ciência que ainda inicia seus laços e
solidifica espaços dentro da comunidade científica. Contudo, a psicologia tem
como objeto de estudo sólido e consistente: o comportamento humano e assim,
interessa e é reconhecida por todas as ciências.
A
psicologia faz o papel de protagonista e muitas vezes de coadjuvante na
relação com outras ciências. Ou seja, em muitas ocasiões a Psicologia atua
como foco do processo ou até na explicação de um fenômeno; e em outras
situações faz um papel importante, mas não o principal no contexto. (Cassundé
Portella (op.cit.)
A Psicologia tem uma boa
relação com a Estatística, no levantamento e análise de dados científicos;
Com a Engenharia, auxiliando com os estudos sobre a Psicologia da Percepção.
Com a Biologia, para compreender o efeito de um fator genético no
desenvolvimento ou distúrbio.
A Psicologia e a Biologia
são ciências que casam harmonicamente. Os psicólogos, fisiologistas, os
psicofísicos e os neuropsicólogos acreditam que reunindo os seus
conhecimentos do comportamento com as pesquisas sobre o funcionamento mental,
encontraremos respostas mais precisas para algumas perguntas, por exemplo: o
que podemos fazer para retardarmos os efeitos das doenças degenerativas da
memória, como o Alzheimer ou a Demência Senil ou como estimular com sucesso
as mentes das crianças com dislexia , disgrafia ou ainda discalculia.
Desta forma, distúrbios no
sono, linguagem, atenção, movimento, sexo, ou de conduta, como raiva e
alegria (euforia) são também alvo dos estudos psicológicos. Sem esquecer o
importante impacto das pesquisas no tratamento das dependências às drogas ou psicoestimulantes.
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Fig. 6 –
O sono é fundamental para o desenvolvimento
físico, cognitivo e psicológico.
A Psicologia tem também
uma excelente relação com a Sociologia (que vê o ser humano em seus processos
grupais, sociais), com a Antropologia – que estuda o ser humano nas diferentes culturas; com a Pedagogia
vislumbrando os estudos da
Psicologia da Aprendizagem, com
Economia, explicando
formas
de comportamento diante
de compras: estipulação
e avaliação de
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Alguns psico-estimulantes
são aplicados em tratamentos aos déficits de Atenção
A discalculia dificulta a criança compreender os
processos matemáticos. Este distúrbio não é causado por deficiência mental,
nem por déficits visuais ou auditivos, como também por má escolarização. O
portador de discalculia pode cometer erros diversos na solução de problemas
verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais e na
compreensão dos números. A discalculia pode estar relacionada a outros
distúrbios, como a Dislexi
O sono de qualidade é
fundamental à memória e a proteção do psiquismo, além de dar saúde e bem
estar para nossa rotina.
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preços e assim por diante.
Percebendo todas estas
relações, fica fácil compreender a idéia de que a psicologia
é uma ciência “Biopsicossocial”. No entanto, não
podemos deixar de
considerar a devida relevância da relação da Psicologia com Lingüística, com
a Ciência Política, a Medicina, a Educação, e principalmente enfatizarmos
relação com a Matemática. Assim podemos concluir esta idéia, ressaltando que
a Psicologia contemporânea não limita o seu objeto de estudo e afirma o seu caráter interdisciplinar.
Como com algumas ciências
a relação é tão estreita e freqüente, foram assim instituídos campos de
atuação do psicólogo. Ou seja, de importantes inter- relações surgiram campos
de trabalho que hoje se tornam indispensáveis à sociedade. Veremos em seguida
os mais importantes:
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Fig 7 –
O psicólogo pode atuar em diversas áreas do
sistema social.
CAMPOS DE
ATUAÇÂO DO PSICÓLOGO:
Muitas pessoas ainda hoje
não sabem com precisão qual a função de um psicólogo e definir sua atuação no
mercado de trabalho. Podemos citar como um dos motivos desta dúvida o fato de
que existem várias profissões que iniciam com o prefixo psi, confundindo o
público leigo. Em algumas funções de fato há semelhança, o que dificulta
ainda mais a diferenciação. Entre os profissionais psi encontramos os Psicanalistas, Psiquiatras e Psicopedagogos. Portanto, ao lado temos
um paralelo entre estes profissionais com o intuito de facilitar a
compreensão da função do psicólogo
Basicamente o psicólogo pode atuar em 3 grandes
campos:
1.
Pesquisa
2.
Ensino
3. Psicologia aplicada:
Psicologias: Jurídica, Organizacional, Clínica, Escolar, Comunitária,
Hospitalar, do Trânsito, Ambiental entre outras.
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Este profissional: o
psicólogo pode atuar em consultórios
recebendo encaminhamentos de outros profissionais; em empresas atuando como
consultor e no intuito de selecionar novos funcionários aplicando testes,
entrevistas; ou ainda em escolas para avaliação de alunos.
O Psiquiatra é um profissional formado
em Medicina e se especializa na área de Psiquiatria. Desenvolve um trabalho
em pacientes com distúrbios psicopatológicos como perdas importantes, quadros de
ansiedade, depressão, ou distúrbios mais graves como é o caso das Neuroses ou
até Psicoses. O Psiquiatra pode tratar estes pacientes com técnicas em
psicoterapia, medicamentos (só ele pode receitar).
O Psicanalista pode ter a formação em qualquer curso de nível
superior e após se especializar em cursos de formação em Psicanálise e assim
atuar com técnicas de psicoterapia semelhante a
da psicologia e da psiquiatria.
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A psicologia é uma ciência
plural em relação aos seus campos de pesquisa e conseqüentemente em suas
áreas de atuação aplicada. Podemos encontrar necessidade de atuação deste
profissional, onde encontrarmos pessoas. Além disto, encontraremos o
psicólogo atuando como professor de psicologia. O mesmo profissional pode
atuar em diversos campos. Ele pode ser um professor de psicologia, um
pesquisador e ainda um psicólogo escolar, por exemplo.
O psicólogo pesquisador
desenvolverá pesquisas que alimentarão a psicologia aplicada, além de
suscitar novas teorias. Várias são as áreas pesquisadas na Psicologia. Entre
elas podemos citar as áreas de investigação básica: Psicologia Geral,
Fisiológica, Comparada, Diferencial, Psicopatologia, Desenvolvimento e da
Educação, dentre outras.
Na psicologia Aplicada, ou
na parte prática de sua atuação temos:
Partiremos do campo da Psicologia
Jurídica que como se pode imaginar tem uma estreita relação entre a
Psicologia e o Direito. Esta relação muito
eficiente se dá diante da necessidade
de articular conhecimentos psicológicos frente às decisões e conflitos com a
lei. O ser humano que pode ser vítima ou réu tem no conhecimento psicológico
respaldos científicos, como também a técnica de avaliações psicológicas para
diversas áreas forenses: psicopatologia, psicologia criminal, psicologia
obrigacional e do consumidor –
psicologia
civil, psicologia da família. E assim, auxilia o juiz em suas decisões, por exemplo, em relação à
guarda compartilhada de uma criança, ao perfil de um criminoso, que o torna
imputável ou semi-imputável diante da lei, a situações de adoção ou abandono
de pais, entre outras situações.
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Fig. 8 –
A atuação do psicólogo jurídico junto à
vara de família.
A Psicologia Organizacional contribui
de forma efetiva para a organização e produção de uma empresa. O psicólogo
nas organizações faz recrutamento, seleção e treinamento, visando o
preenchimento de vagas aos perfis adequados. Elaboram programa de cargos e
salários e se ocupam de benefícios e da saúde mental dos funcionários.
O Psicólogo Escolar desempenha
várias funções, entre elas a mais
|
A
Psicopedagogia é uma área de
especialização da Psicologia, já reconhecida pelo Conselho Federal de
Psicologia, que pode ser cursada por vários profissionais, desde que haja
interesse. Ela se preocupa em estudar e intervir nas dificuldades e
distúrbios de
aprendizagem. Sendo
assim, todos os educadores de alguma forma deveriam se interessar por
esta área de conhecimento.
|
importante é a função
psicopedagógica que enfoca a aprendizagem.
E seu dever prevenir e minimizar as dificuldades e distúrbios que se
apresentem no aprendiz. A grande preocupação deste profissional é fazer com
que as crianças e adolescentes aprendam com qualidade e prazer. Este
profissional se ocupa em orientar pais, professores e os próprios alunos em
relação à aquisição do conhecimento e em outras áreas específicas, como a
escolha profissional e a orientação sexual, relações interpessoais, entre
outras.
A Psicologia Hospitalar tem
por objetivo fomentar ao contexto médico- hospitalar às tarefas de
acompanhamento a pacientes em estados patológicos somáticos e ou
psicossomáticos. Atua frente à divulgação do diagnóstico, intervenção e
prevenção para o doente e sua família. Outra forma de intervenção é com a
equipe médica e paramédica, favorecendo um clima tranqüilo ao tratamento. Por
exemplo, este profissional pode atuar junto à equipe de enfermagem para
orientar formas de procedimento com a família ou com o paciente e em casos de
pacientes com quadros de neuroses ou psicoses.
A Psicologia Clínica tem
como objetivo analisar, avaliar e intervir em problemas ou dificuldades
psicológicas em bebês, crianças, adolescentes, adultos ou idosos. Estas
dificuldades podem ser de ordem afetiva, social e ou cognitiva, que alterem a
qualidade de vida do paciente. A intervenção psicoterápica pode ser breve ou
mais duradoura, dependerá da necessidade de cada caso. O psicólogo clínico
pode atuar também como pesquisador e este conhecimento será revertido para
própria área.
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Fig. 9 –
O psicólogo elabora a cada dia suas
pesquisas e amplia suas teorias.
A Psicologia Comunitária trabalha
com as pessoas com carências econômicas e psicológicas, dentro da comunidade.
Desenvolve projetos para a melhoria da qualidade de vida e da saúde mental de
seus moradores. Este profissional pode se ocupar, por exemplo, de projetos de
orientação sexual ou profissional para adolescentes; ou com atividades que
reinsira idosos no mercado de trabalho ou em suas rotinas, ou ainda em
situações de novas aprendizagens.
Atualmente novas áreas vêm surgindo na psicologia,
como é o caso da Psicologia das Emergências, que é necessária em catástrofes
civis, como desabamentos, terremotos, acidentes, ou enchentes e furacões. Ou
ainda a Psicologia que trabalha com os internautas
e os
efeitos que o mundo virtual pode causar nos seus usuários.
|
A maioria das pessoas
associa a imagem do psicólogo apenas como psicólogo clínico. Se este for o
caso, espero que amplie este conceito de atuação rofissional.
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Assim, como verificamos, a
cada necessidade podem surgir novas áreas na Psicologia. A humanidade vem se
transformando e assim, surge a relevância de novos profissionais que ajudem
nestas transformações. Portanto, atualmente a mais completa definição da identidade
do
profissional de Psicologia é agente de
transformação social e promotor de saúde.
Além das áreas de Pesquisa e Aplicada, o psicólogo
poderá atuar no campo de Ensino.
Nesta área ele poderá desempenhar sua função docente em escolas técnicas,
ensino médio, graduação e pós-graduação; perpetuando o conhecimento da
ciência psicológica e relacionando-o a outras ciências.
Mas, como a Psicologia se tornou uma Ciência?
O ser humano se ocupou
historicamente com diversas questões. Contudo demorou muito a se preocupar
com si mesmo. Observe e se questione: em algum momento do seu dia, você pára
e pensa sobre suas ações e relações, sobre a maneira como se comunica com as
outras pessoas ou sobre como poderia ter feito para melhorar seu dia ou sua
qualidade de vida?
Infelizmente poucas
pessoas respondem que sim...
Normalmente, só algumas
pessoas têm uma preocupação constante com estas idéias. Boa parte delas até
se ocupa em analisar as ações alheias, porém, foge de pensar e ponderar sobre
suas próprias ações. Avaliar a ação do outro é mais fácil e confortável que
analisar nossas próprias ações e intenções.
Pensar e si mesmo traz
condições de aprender sob nossos atos e desta forma refletir sobre erros.
Assim, poderíamos minimizar problemas ou encontrarmos soluções? Provavelmente
sim. Pensar a analisar como agirmos e onde e como poderemos mudar, pode fazer
diferença. E o início de uma transformação. Sabe o que podemos ganhar? É possível
que esta reflexão gere autoconhecimento e conseqüentemente uma melhoria na
qualidade de nossa relação intrapessoal e interpessoal.
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Fig. 10 –
Reservar um tempo do dia para pensarem si
mesmo.
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Pensando em saúde com um conceito amplo e não
apenas como ausência de doença. Por exemplo, promover direitos humanos e
educação é promover saúde –
qualidade de
vida.
Ao fazermos um passeio no
tempo –
história das
ciências, encontraremos resposta para questões que dizem respeito à
Psicologia e a outras ciências.
|
De acordo com Pisani
(1999) apud Cassundé Portella (2209-I) é interessante pensar
que isto ocorreu também com a
humanidade. É nítido verificarmos
na construção sócio-histórica que o homem pouco se preocupou com seu
autoconhecimento. Ele buscou sempre aprimorar seu conhecimento em áreas que
se aproximavam mais aos aspectos vinculados a sua sobrevivência, como agricultura, engenharia,
defesa, caça, pesca, ou aspectos de ordem sobrenatural e espiritual inclusive
sendo nesta dimensão para eles a maioria das explicações dos fatos. Como
narra Pisani (op. Cit.), as ciências que estudam especificamente o homem e
seu comportamento, como é o caso da psicologia e da sociologia, surgiram mais
tardiamente. No entanto, esta jovem ciência: a Psicologia, oficialmente com
cerca de cento e vinte e sete anos, tem um grande futuro pela frente e já em
pouco tempo uma história concreta e significativa para a humanidade.
A psicologia nasceu da
relação de três outras ciências: Filosofia,
Fisiologia e Psicofísica. Sendo assim a Psicologia possui três mães, três
ciências geradoras. Porém, hoje já se encontra emancipada e possui autonomia
para conduzir suas pesquisas e debates, sem, contudo, deixar de fazer
parcerias com outras ciências como já falamos no início do capítulo.
Vamos ao longo da
disciplina conhecer e relacionar os conhecimentos psicológicos com o ensino
da matemática e com outras áreas de conhecimento que com certeza serão
aproveitados na vida de todos nós.
Referências:
BOCK, A.M.; FURTADO, O;
TEIXEIRA, M.L –
Psicologias – uma introdução ao estudo
da psicologia. Editora Sariava, São Paulo, 1999.
Cassundé Portella, M.A – Psicologia da Educação I,
Licenciatura em Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia, D-EaD, 2009.
PISANI, E. – Psicologia Geral. Editora Vozes, Petrópolis, 1999.
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A Filosofia é mãe da
Psicologia e de várias outras ciências. Ela teve papel fundamental na
história da matemática.
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