sexta-feira, 13 de abril de 2018

MEB - Aula 5






AULA 05 – ESPAÇO E FORMA.

Caixa de texto: Objetivos

Geral
·         Conhecer as orientações didáticas para o ensino-aprendizagem de conteúdos do bloco Espaço e Forma.
Específicos.
·         Analisar situações-problema envolvendo polígonos com o foco em triângulos.
·         Refletir sobre situações-problema que abordam a geometria plana destacando a soma dos ângulos internos de uma figura plana.
·         Analisar     situações-problema     que     abordam     o     conceito     de tridimensionalidade.
·         Descrever situações-problema com aplicação do teorema de Pitágoras.
·         Analisar situações-problema envolvendo noções de trigonometria.


ASSUNTOS DA AULA. Os PCN e o bloco de conteúdos Espaço e Forma. Triângulos e a soma dos ângulos internos. O Teorema de Pitágoras. Tridimensão. Trigonometria no triângulo retângulo.

 Caixa de texto: Introdução                         





Imagens obtidas do endereço: http://portaldoprofessorhmg.mec.gov.br/


PREZADO ESTUDANTE!
As exigências da sociedade em geral repercutem na educação e o sentimento atual destaca a busca por um ensino de qualidade e com significado. Nesse sentido, o trabalho do professor de matemática deve estar apoiado em fundamentos teóricos consistentes e em situações-problema que possibilitem ao aluno fazer conjecturas, criar estratégias e criar soluções para os problemas

Em sua vida de estudante você teve muitas experiências com a geometria? Elas foram muito freqüentes ou pouco freqüentes? Tente lembrar e descreva  algumas dessas experiências.



de seu dia-a-dia.
Nesta aula, vamos debater acerca um tema importante na formação do professor de matemática, a Geometria, destacada nos PCN (1998) como um bloco de conteúdos denominado Espaço e Forma.
No bloco de conteúdos Espaço e Forma alguns conceitos como polígono e triângulo, alguns teoremas, como exemplos, o da soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer e o de Pitágoras para triângulos retângulos são destacados por se constituírem como fundamentais na formação do pensamento geométrico de um aluno dos anos finais do ensino fundamental das redes de ensino pública ou particular.
Para aprofundar o debate acerca dos conceitos desta aula apresentamos as perguntas a seguir:
-      Sendo questionado por um aluno do 6º ano, como você explicaria o significado do termo polígono?
-   Qual estratégia didática pode ser usada em sala de aula para mostrar que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a um ângulo raso (180 graus)?
-   O teorema de Pitágoras tem relação com as grandezas comprimento e área?
-   As razões trigonométricas são estudadas a partir de um triângulo retângulo ou de um triângulo qualquer?
Seguindo a mesma perspectiva das aulas 03 e 04, serão feitas considerações sobre alguns conceitos geométricos a partir de três aspectos gerais:
-    As orientações didáticas que o professor de matemática deve se apoiar no estudo de conceitos geométricos com base nos PCN (1998) e em estudos mais recentes.
-     Os fundamentos teóricos que dão suporte ao ensino-aprendizagem de conceitos da geometria plana e da geometria espacial.
-   Análise de situações-problema que permitem a compreensão significativa de conceitos geométricos.
Destacamos que no texto dessa aula eventualmente aparecerá o termo Geometria que se refere ao Bloco de Conteúdos Espaço e Forma.
Desejamos a você um proveitoso trabalho!




















SAIBA MAIS
Considerando que você já fez o download dos PCN de matemática (1998) para as séries finais do ensino fundamental desde a aula 03, leia em detalhes        outras orientações dos PCN sobre o bloco de conteúdos Espaço e Forma.





1. OS PCN (1998) E O BLOCO DE CONTEÚDOS ESPAÇO E FORMA. DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO.
Você já observou atentamente o ambiente em que vive? Reflita sobre as perguntas a seguir.
Ao ler esse texto onde você está?
Em seu quarto? Numa biblioteca? Na sala de estar de sua residência? Num banco de uma praça?
Quais são as formas predominantes nos objetos que você observa à sua frente? Quais são as formas mais comuns nos edifícios? Como é a fachada de sua residência?
Olhando uma fotografia qual a forma geométrica que mais se aproxima da copa de uma árvore? Qual a forma geométrica de uma folha de caderno? E qual o formato de um livro?
A qual figura geométrica você associa a forma de uma moeda de um real e de uma moeda de cinqüenta centavos?
Quais figuras podem ser identificadas numa rua quando a olhamos até onde a vista alcança?
O formato da lua cheia é próximo de qual forma geométrica? Os pingos da chuva caem sob qual ângulo?
ATIVIDADE.
Em termos de formas geométricas o que você identifica na foto abaixo?




Selecione três livros didáticos de matemática do 6º ano do ensino fundamental. Verifique como e onde é feita a abordagem inicial da geometria (Espaço e Forma).       Verifique também as páginas onde se localiza o capítulo do livro que apresenta o conceito de polígono.

Em livro que trata da história da matemática Eves (1994) afirma que os registros que deram origem a geometria ocorreram no Egito antigo.





Qual figura você percebe no meio-fio (à direita e à esquerda) da rua? E na copa da árvore que está à direita da rua?
Qual figura geométrica pode ser associada ao poste à direita? E no muro da primeira residência à direita?
Damos algumas pistas para identificação de alguns objetos geométricos na foto mostrada acima:



Pesquise              outras imagens de ambientes que envolvem a visualização de figuras geométricas.








Onde é possível identificar retas paralelas? Observa-se alguma forma circular?
No muro da casa à direita da foto percebem-se formas geométricas com quatro lados?
 
Foto extraída do endereço: http://www.boraceia.sp.gov.br/detalhe_noticia.php?id=470

Após comparar suas observações com aquelas que aparecem destacadas na figura anterior, vamos refletir sobre algumas considerações dos PCN (1998, p.51) referentes ao do bloco de conteúdos Espaço e Forma. As três considerações a seguir levam em conta orientações gerais para desenvolver habilidades no trabalho em sala de aula:



SAIBA MAIS
Aprofunde                sua percepção sobre a relação existente entre as formas da natureza e do ambiente em que vivemos. Pesquise em livros didáticos a ocorrência de figuras que aparecem nesse contexto.



SAIBA MAIS
Pesquise o significado dos termos Isometria e Homotetia.


Caixa de texto: - Os conceitos geométricos constituem parte importante do currículo de Matemática no ensino fundamental, porque, por meio deles, o aluno desenvolve um tipo especial de pensamento que lhe permite compreender, descrever e representar, de forma organizada, o mundo em que vive.



Caixa de texto: -	O estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações- problema e é um tema pelo qual os alunos costumam se interessar naturalmente. O trabalho com noções geométricas contribui para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, etc..
-	O trabalho com espaço e forma pressupõe que o professor de Matemática explore situações em que sejam necessárias algumas construções geométricas com régua e compasso, como visualização e aplicação de propriedades das figuras, além da construção de outras relações.



No que se refere a exploração de conceitos geométricos o PCN (1998, p. 51) apresenta as seguintes considerações:

Caixa de texto: -	Este bloco de conteúdos (Espaço e Forma) contempla não apenas o estudo das formas, mas também as noções relativas a posição, localização de figuras e deslocamentos no plano e sistemas de coordenadas.
-	Deve destacar-se também nesse trabalho a importância das transformações geométricas (isometrias, homotetias), de modo que permita o desenvolvimento de habilidades de percepção espacial e como recurso para induzir de forma experimental a descoberta, por exemplo, das condições para que duas figuras sejam congruentes ou semelhantes.

Você percebeu que a atividade anterior (que utiliza uma foto para identificar formas geométricas) contempla algumas das considerações dos PCN (1998) destacadas anteriormente?
Agora, vamos refletir sobre o que diz os PCN (1998) em termos de orientação didática para o estudo do espaço e das formas em sala de aula.
O documento orienta que o professor de matemática deve selecionar atividades,
... a partir de objetos do mundo físico, de obras de arte, pinturas, desenhos, esculturas e artesanato, de modo que permita ao aluno estabelecer conexões entre a Matemática e outras áreas do conhecimento (PCN, 1998, p. 52).

Para ilustrar essa orientação dos PCN (1998) observe a seguir algumas fotos.
Inicialmente olhe atentamente uma foto aérea da Praça do Marco Zero em Recife-PE.


SAIBA MAIS
Na Internet você pode acessar vários vídeos que tratam da geometria (em duas e em três dimensões). Sugerimos visitar o endereço www.dominiopublicogov
.br e acessar os vídeos da série Mão na Forma. Programa       1                    Os sólidos de Platão.
Programa 2 – O barato de Pitágoras.
Programa 4 – 3, 4, 5 e o Pentágono.
Programa          3         – Quadrado, cubo e cia.
Programa     5        Nas malhas da Geometria.
Programa 6 – A espiral e as proporções áureas. Programa 7 – Diálogo Geométrico.




Foto aérea da praça do Marco Zero, obtida no endereço http://www.copa2014.gov.br/noticia/

-   Quais são as formas geométricas que você identifica na foto área acima?
-   Você consegue perceber algum edifício com a forma de um cilindro?

E na foto do marco zero a seguir quais formas geométricas você identifica?

Foto do Marco Zero, obtida no endereço

ATIVIDADE. Observe a seguir a foto de uma estrela-do-mar. Se ligarmos os extremos (pontas) da estrela-do-mar que figura geométrica é formada?


SAIBA MAIS
Nas              referências bibliográficas desta aula você encontra um endereço na Internet para fazer o download dos vídeos da série Mão na forma.
O Portal Domínio Público é a maior biblioteca virtual do Brasil. Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.




Foto extraída do endereço http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/1731- estrela-do-mar.html

Como é possível explorar didaticamente a foto acima?
Sugerimos a pergunta: Se os pontos nos extremos da estrela-do-mar forem destacados e depois ligamos esses pontos obtêm-se que figura?
O nome da figura a ser obtida depende do número de lados? Veja a foto a seguir.

A figura representada acima é um pentágono porque apresenta cinco lados.
Até o momento desta aula, destacamos, algumas orientações dos PCN (1998) sobre o bloco de conteúdos Espaço e Forma em relação ao planejamento de aulas pelo professor de matemática.
Apresentamos a seguir duas perguntas para você refletir sobre atividades que abordam conceitos do bloco de conteúdos Espaço e Forma.










SAIBA MAIS
Sugerimos a leitura do livro     paradidático GEOMETRIA, de Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lelis da Editora Ática.


1.    Para explorar as propriedades das figuras planas é coerente iniciar a partir de um contexto bidimensional ou tridimensional? Opine sobre essa pergunta.
2.   As formas planas existem isoladas ou associadas a objetos tridimensionais?

Nesse sentido, observe as situações a seguir.
Situação 1. As figuras abaixo são respectivamente representações  de  um cubo (figura tridimensional) à esquerda e de um quadrado (a face do cubo - bidimensional) à direita.





Você lembra de algum objeto do dia-a-dia que se associa com as formas acima? Relacione pelo menos dois desses objetos.

Situação 2. As três figuras abaixo representam respectivamente um paralelepípedo (figura tridimensional) à esquerda, um quadrado (a face do paralelepípedo – figura bidimensional) no meio e um retângulo (a face lateral do paralelepípedo – figura tridimensional) à direita.
Lembre de algum objeto que é utilizado no dia-a-dia e que pode ser associado a cada uma das formas acima. Relacione três desses objetos.

Situação 3. As duas figuras desenhadas abaixo representam respectivamente um cilindro à esquerda (figura tridimensional), e uma circunferência à direita (a face do cilindro - bidimensional).
Você lembra de algum objeto que é utilizado no dia-a-dia e que tem associação com as formas acima? Relacione dois desses objetos.

Passamos agora a ilustrar o uso das formas geométricas planas e espaciais nas artes plásticas. Nesse sentido, destacamos o quadro abaixo denominado Calmaria II de Tarsila do Amaral.

SAIBA MAIS
Faça uma pesquisa na internet, visitando sites de museus. Verifique que várias obras de artistas          famosos abordam as formas geométricas planas e espaciais.



Para um trabalho em sala de aula envolvendo obras de arte e matemática, orientamos o professor que faça uma pesquisa detalhada sobre o autor da obra antes de apresentá-la aos alunos. O objetivo é mostrar que a
matemática,              em especial a geometria, sempre foi usada por pintores que viveram em diversos períodos da história da humanidade.



Óleo sobre tela Calmaria II de Tarsila do Amaral (1929).

Quais formas geométricas planas e espaciais podem ser identificadas? Descreva as características das formas planas e espaciais que você observa no quadro acima.

ATIVIDADE. Agora, na foto a seguir quais são as formas geométricas que podem ser identificadas?
Casas de L'Estaque de Georges Braque Fotografia obtida no endereço

ATIVIDADE. Para continuar exercitando a habilidade de identificar as formas geométricas observe a foto a seguir.





















Uma dica importante para o ensino de conceitos e teoremas da geometria é apresentar ao aluno alguns aspectos da história da matemática            que justificam a construção desses conhecimentos pelo próprio homem.



Igreja de São José, Tamandaré-PE. Foto:de Netário José do Nascimento para o Cidadão Repórter – divulgação. Fotografia extraída do endereço: http://cidadao.dpnet.com.br/cidadao/viewtopic.php?f=34&t=1557&start=15.

II. ATIVIDADES QUE ABORDAM POLÍGONOS COM O FOCO EM TRIÂNGULO.

Inicialmente vamos apresentar um conceito de polígono. Destacamos que Polígono é toda figura plana fechada sendo formada por segmentos de reta consecutivos.
Os polígonos são classificados quanto ao número de lados e pela característica da amplitude de seus ângulos internos.
Para conhecer mais sobre estratégias didáticas referentes aos polígonos e como trabalhar esse tema em sala de aula sugerimos a leitura do artigo intitulado POLÍGONOS DE PALITOS DE SORVETE de Luiz Márcio Imenes, que se encontra disponível na Internet, no endereço seguinte http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_iicap3.pdf .

Reflita agora sobre a seguinte questão: Existe alguma condição para um triângulo existir?

ATIVIDADE. Considere quatro segmentos de reta AB, CD, EF e GH, representados abaixo.
Verifique se é possível formar um triângulo usando três dos quatro segmentos acima?
Para responder à pergunta anterior use uma régua centimetrada e meça o comprimento dos segmentos acima. Depois de medir o comprimento dos


quatro segmentos verifique se é possível formar um triângulo:


Caixa de texto: -	Com os segmentos AB, EF e GH.
-	Com os segmentos AB, EF e CD.
-	Com os segmentos CD, GH e EF.
-	Com os segmentos CD, GH e AB. O que você pode concluir?

Você conhece a condição para existência de um triângulo?
Como regra geral podemos afirmar que a soma dos comprimentos de dois lados de um triângulo deve ser maior que o comprimento do terceiro lado?
Resgatando a atividade da aula 4 que envolvia três cidades A, B e C ao ligar os pontos resultava num triângulo. Qual o tipo de triângulo resultante com base no comprimento dos lados?
Quais critérios são usados no estudo das figuras planas para classificar e diferenciar triângulos?
Em geral, os critérios mais comuns são a amplitude (abertura) dos ângulos e o comprimento dos lados do triângulo.
Ao estudar os triângulos, em geral, considera-se pelo menos dois tipos de classificação: quanto aos lados e quanto aos ângulos.

Quanto aos lados: Eqüilátero (apresenta os três lados com a mesma medida  de comprimento); Isósceles (apresenta dois lados com a mesma medida de comprimento) e Escaleno (apresenta os três lados com medidas de comprimento diferentes).

Atividade: Verifique com uma régua centimetrada qual a medida do comprimento dos lados de cada um dos triângulos na figura acima.

Quanto aos ângulos os triângulos são denominados de: 1.  Triângulo Retângulo (apresenta um dos três ângulos internos medindo noventa graus); 2. Triângulo Acutângulo (apresenta um dos três ângulos medindo menos que noventa graus); 3. Triângulo Obtusângulo (apresenta um dos três ângulos medindo mais que noventa graus).


Na filosofia, Pitágoras é um personagem muito importante.      Suas
contribuições               à matemática devem ser destacadas    pelo professor.




Para        obter       mais informações              pesquise sobre  a          vida                  de Pitágoras pesquise no endereço http://www.rpm.org.br/5 e/docs/mc9.pdf.





Atividade: Utilize um transferidor para medir a amplitude dos ângulos destacados em cinza nos triângulos acima. O que você concluiu?
Considerando que os triângulos acima foram classificados quanto aos ângulos é necessário destacar esse conceito que é fundamental na geometria. Os tipos de ângulos de acordo com a sua amplitude são apresentados a seguir:.
Considerando que o foco é o triângulo, você lembra quanto mede a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer? 90º? 120º? 145º?
O teorema a seguir é válido para qualquer triângulo:
A soma dos ângulos internos de um triângulo mede 180º.                                   

Mas, como demonstrar de forma empírica que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180º. Considere o roteiro a seguir:
Etapa 1. Considere uma folha de papel retangular; Desenhar no papel um triângulo qualquer usando lápis ou caneta; Recorte o triângulo com uma tesoura. Marque um ponto qualquer no interior do triângulo; Ligue esse ponto aos lados do triângulo próximo ao ponto médio dos lados.
Etapa 2. Faça o recorte segundo os segmentos que partem do ponto no interior do triângulo.
Etapa 3. Unir os ângulos segundo a figura a seguir mostrando que a soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo qualquer é igual a 180º.

A figura a seguir mostra as etapas descritas.
Figura 1. Demonstração empírica de que a soma dos ângulos internos de um triângulo é iguala a 180º.
Outra estratégia de mostrar esse teorema é construir um triângulo de papel e dobrá-lo conforme é mostrado na figura abaixo, o triângulo ABC.
Figura adaptada. Retirada do endereço: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm43/180graus.htm.




Observando a figura anterior, os três ângulos internos do triângulo, quando adjacentes (vizinhos), formam um ângulo que mede 180º (raso), isto é,
a + b + c = 180º.
Para expressar que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer mede 180º, de outra forma, usa-se como referência os ângulos originados pelos vértices A, B e C do triângulo representado acima. Portanto,

O TEOREMA DE PITÁGORAS.

Para abordar o Teorema de Pitágoras, lembramos que neste semestre você certamente está estudando também a disciplina História da matemática. Recorremos a Eves (1994), quando afirma que Pitágoras de Samos viveu na ilha de Samos na Gécia antiga em aproximadamente em 570 a.C.

Busto de Pitágoras de Samos in the Museu Capitólio em Roma. http://en.wikipedia.org/wiki/Pythagoras

Em relação ao Teorema de Pitágoras, destaca-se nos PCN (1998) a orientação seguinte,
Caixa de texto: Em Matemática existem recursos que funcionam como ferramentas de visualização, ou seja, imagens que por si mesmas permitem compreensão ou demonstração de uma relação, regularidade ou propriedade. Um exemplo bastante conhecido é a representação do teorema de Pitágoras, mediante figuras que permitem ver a relação entre o quadrado da hipotenusa e a soma dos quadrados dos catetos. (PCN, p. 45).


O teorema de Pitágoras associa comprimentos e áreas através da relação algébrica, a² + b² = c².

Considerando o triângulo retângulo ABC representado a seguir, a relação anterior é traduzida da seguinte forma:


O quadrado construído sobre o lado AB (denominado HIPOTENUSA) possui a área equivalente à soma das áreas dos quadrados construídos sobre os lados AC e CB (denominados de CATETOS).
Num triângulo retângulo, o ângulo cuja origem é o vértice C mede 90º (é um ângulo reto).
Para interpretar essa relação usando a representação algébrica você deve seguir os procedimentos descritos a seguir.
1.    Construir um triângulo retângulo com medidas AC = 3cm, CB = 4cm e AB = 5cm.
2.    Construir quadrados sobre cada um dos lados do triângulo. A medida do lado de cada quadrado deve ser igual à medida do lado correspondente do triângulo ABC.


3.    Calcular a medida da área de cada quadrado ABFG, ACDE e BCIH. Para o quadrado ACDE, sabe-se que AC = 3cm. Logo, a área é representada pelo produto 3cm x 3cm = 9cm². Para o quadrado CBHI, o lado CB = 4cm. Portanto, 4cm x 4cm = 16cm². Para o quadrado ABFG a área é obtida pelo produto 5cm x 5cm = 25 cm².
4.    Verificar que a soma das medidas das medidas das áreas dos quadrados ACDE e BCIH é igual à medida da área do quadrado ABGF.
Calculando a área do quadrado ACDE: AACDE = 3cm x 3cm = 9cm². O quadrado CBHI, possui área, 4cm x 4cm = 16cm². Já o quadrado ABFG tem a área obtida pelo produto 5cm x 5cm = 25 cm².

Logo, Área de ACDE + Área de CBHI = Área de ABFG.
Então, 9cm² + 16cm² = 25 cm².                                                                      

O que significam as letras a, b e c? E as potências a², b² e c²?
As letras a, b e c representam os comprimentos dos lados do triângulo.
As potências a², b² e c² por sua vez representam as medidas das áreas dos quadrados construídos sobre os lados a, b e c do triângulo.

O TEOREMA DE PITÁGORAS E FIGURAS SEMELHANTES.

Para ampliar a compreensão e a interpretação do significado do teorema de Pitágoras, consideremos triângulos eqüiláteros construídos sobre os lados do triângulo pitagórico de acordo com a figura a seguir, onde AC = 3cm, CB = 4cm e AB = 5cm.
ATIVIDADE PARA INVESTIGAR.
REFLITA SOBRE A PERGUNTA: É verdade que a área do triângulo eqüilátero de lado 5cm equivale à soma das áreas dos triângulos eqüiláteros de lados 3cm e 4 cm?

OUTRA ATIVIDADE PARA INVESTIGAR. Se semi-círculos forem construídos sobre os lados de um triângulo retângulo podemos fazer uma nova


interpretação do teorema de Pitágoras e dessa forma fica ampliado para constatar equivalência entre as áreas de figuras semelhantes?
Na figura acima é fácil comprovar que a área do semi-círculo com diâmetro AB=5cm e raio=2,5cm equivale à soma das áreas dos semi-círculos de diâmetro AC=3cm e raio=1,5 cm e CB=4cm e raio=2cm. Como esse teorema pode ser enunciado?
Na Internet você pode acessar o artigo Mania de Pitágoras, da revista do professor de Matemática, nº 02, página 14.

A TRIDIMENSÃO. REFLETINDO SOBRE AS FIGURAS TRIDIMENSIONAIS.

No estudo do bloco Espaço e Forma existem várias orientações para explorar as figuras espaciais (em três dimensões). E nesse sentido, exploramos inicialmente as figuras denominadas de Poliedro.
Poliedro por definição é toda figura geométrica que possui várias faces. Esses poliedros possuem como característica as faces regulares.
Lembramos que em termos de características das figuras geométricas em três dimensões destacam-se: os vértices, as faces e as arestas.
No estudo dos poliedros destacam-se os de Platão. São eles: o Tetraedro, o Hexaedro, o Octaedro, o Dodecaedro e o Icosaedro.


Figura poliédrica
Nº de faces
(F)
Nº de vértices
(V)
   de    arestas
(A)
Tetraedro

Quatro (04)
Quatro (04)
Seis (06)
Hexaedro

Seis (06)
Oito (08)
Doze (12)

 
A tabela a seguir mostra as características dos poliedros citados.

Pesquise sobre Platão. Em que país ele viveu?




Octaedro

Oito (08)
Seis (06)
Doze (12)
Dodecaedro

Doze (12)
Vinte (20)
Trinta e quatro (34)
Icosaedro

Vinte (20)
Doze (12)
Trinta e quatro (34)


Uma importante relação no estudo das figuras em três dimensões especialmente para os poliedros convexos é a Relação de Euler.
As características de um poliedro convexo que se destacam na Relação de Euler são o número de arestas (A), número de faces (F) e o número de vértices (V). A relação de Euler é escrita assim,


Pesquise sobre Leonard Euler. Em que país ele nasceu?


V + F = A + 2

A planificação de um poliedro.

Consiste em representar todas as faces do poliedro arrumadas de acordo com uma seqüência de figuras num plano.
Observe abaixo um exemplo de planificação de um poliedro.


Tetraedro                                       Planificação do Tetraedro

ATIVIDADE. Na figura abaixo, um tronco de um tetraedro, são destacados os vértices (pelos números 1; 2; 3; 4; 5 e 6), as faces triangulares (representadas pelos números 126; 345), as faces em forma de quadriláteros (representadas pelos números 1456; 2356 e 1234) e as arestas (representadas pelos números 12; 26; 61; 43; 35; 54; 14; 23; 65; (quadriláteros).



Para verificar se a Relação de Euler é satisfeita para a figura acima é necessário identificar o número de Vértices (V) = 6, o número de Arestas (A) = 9 e o número de Faces (F) = 5.
Substituindo o número de vértices, arestas e faces na Relação de Euler,
V + F = A + 2, teremos 6 + 5 = 9 + 2. Considerando a igualdade 11 = 11, conclui-se que a Relação de Euler é satisfeita.

RESOLVER AS ATIVIDADES A SEGUIR:
1.      Um poliedro convexo possui como características, A = 15 e V = 10. Admitindo que esse poliedro pode ser existir quantas faces terá? Como esse poliedro pode ser denominado segundo o número de faces? Verifique se a figura desenhada abaixo corresponde a esse poliedro?
2.    Na figura abaixo identifique o número de vértices, arestas e faces. A figura é convexa. Verifique se a Relação de Euler é satisfeita.

RECORRENDO NOVAMENTE AO GEOPLANO.
Na aula 04 foi apresentado o geoplano, sendo destacado seu potencial como material didático para uso nas aulas de matemática do ensino fundamental com o objetivo de favorecer o ensino de conceitos do bloco Grandezas e Medidas.
Resgatamos novamente esse material didático para refletir sobre o estudo de


conceitos do Bloco Espaço e Forma tais como as figuras planas. No geoplano a representação de figuras planas é feita com artilhos (ligas de borracha coloridas).

ATIVIDADE 1: Observe as três figuras a seguir representadas num geoplano 5x5.
Qual o número de lados de cada figura? Qual a medida dos ângulos de cada figura?

ATIVIDADE 2. Represente no Geoplano ou numa malha quadriculada o teorema de Pitágoras.

ATIVIDADE 3. Num Geoplano construir um triângulo retângulo e depois construir figuras semelhantes sobre esses lados. Um pentágono regular. Calcular a área de cada um dos pentágonos e verificar se o teorema é satisfeito.

FUNDAMENTOS TEÓRICOS QUE DÃO SUPORTE AO ENSINO DAS FIGURAS PLANAS. A TEORIA DE VAN HIELE, PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO.

Para o estudo e aprendizagem da Geometria um fundamento adequado é a teoria que trata da evolução do pensamento geométrico.

Essa teoria foi elaborada pelo casal Van Hiele, Dina e Pierre Van Hiele Geldorf (holandeses) denominada Teoria do desenvolvimento do Pensamento Geométrico mais conhecida como Teoria de van Hiele.

Segundo essa teoria o pensamento geométrico de um indivíduo evolui segundo níveis de raciocínio.

A tabela a seguir mostra os níveis de pensamento geométrico da Teoria de van Hiele, sua denominação, suas características e um exemplo de atividade.




NÍVEL
DENOMINAÇÃO
CARACTERÍSTICAS
EXEMPLO DE
ATIVIDADE




1



Visualização. Reconhecimento

Os                   alunos
compreendem as figuras globalmente, isto é, as figuras são entendidas pela sua aparência;
Classificação        de recortes de figuras de         quadriláteros recortadas            em quadrados, paralelogramos, retângulos, losangos e trapézios.




2



Análise. Nomenclatura.
Os alunos entendem as figuras como o conjunto    das    suas propriedades; resolvem problemas a partir                    das
propriedades         das figuras.
Descrição    de     um quadrado a partir de suas propriedades: Tem 4 lados com o mesmo comprirmento; tem 4 ângulos congruentes e retos; os lados são
paralelos e opostos.





3





Ordenação. Propriedades




Os alunos ordenam logicamente            as
propriedades         das figuras;
Verificar             num quadrilátero, que os lados opostos são paralelos, então necessariamente os ângulos opostos são iguais.
Um quadrado é um retângulo porque possui todas as propriedades de um
retângulo.


4


Dedução.

Os alunos entendem a Geometria  como um sistema dedutivo;
Demonstração de propriedades         de
triângulos                e quadriláteros usando a congruência de
triângulos.

5

Rigor. Demonstração.
Os alunos estudam diversos sistemas axiomáticos para a
Geometria.
Estudo                das
geometrias          não euclidianas.




UTILIZANDO MOSAICOS PARA EXPLORAR AS PROPRIEDADES DAS FIGURAS PLANAS.

Refletindo sobre estratégias para identificar as propriedades das figuras planas destacamos o recurso denominado mosaico. Um mosaico é construído a partir de um elemento gerador. Esse elemento se caracteriza como uma figura plana e pode ser obtida usando régua e compasso.

Com base na teoria de Van Hiele, o trabalho com Mosaicos é possível explorar a visualização, o reconhecimento dos polígonos que compõem o mosaico, a classificação dos mesmos, as propriedades que cada figura possui, o conceito de polígonos regulares, o cálculo dos ângulos internos de triângulos eqüiláteros, hexágonos e losangos; cálculo da área das figuras citadas (como o trapézio e do losango e também a dedução das fórmulas de suas áreas), e semelhança de triângulos.

Definição da palavra mosaico segundo o Dicionário Michaelis. Acesso à  Internet no endereço http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php
Mosaico - sm (ital mosaico) 1. Desenho feito com embutidos de pedras de várias cores. 2. Pavimento feito de ladrilhos variegados. 3 Arte de fazer obras desse gênero. 4. Qualquer obra do artefato composto de partes visivelmente distintas.

ATIVIDADE 1. Considerando o mosaico represento abaixo, é importante levantar alguns questionamentos para possíveis investigações geométricas.

1.  Qual o nome da figura geradora do mosaico?
2.    Quais são as figuras que compõem o mosaico?
3.    Como reconhecer essas formas?
4.    É possível classificá-las quando aos lados e ângulos?
5.    Utilizando o transferidor meça os ângulos internos das figuras que formam o mosaico.


ATIVIDADE 2. Identifique a figura geradora do mosaico representado abaixo. Ela é regular ou irregular? Qual a medida do ângulo da figura geradora do mosaico?


ATIVIDADE 3. Qual a figura que gera o mosaico representado abaixo? Ela é regular ou irregular? Qual a medida do ângulo da figura geradora do mosaico?
ATIVIDADE 4. Qual a figura que gera o mosaico representado abaixo? Essa figura é regular ou irregular? Quanto mede o ângulo interno da figura geradora do mosaico?


EXPLORANDO O TANGRAM EM ATIVIDADES ENVOLVENDO AS FORMAS PLANAS.

O Tangram é um quebra-cabeça de origem chinesa. Conforme a figura abaixo, são identificadas sete (7) peças: um quadrado (Q), cinco triângulos (T) e um paralelogramo (P). Observe que os cinco triângulos são classificados em grande (g), médio (m) e pequenos (p).




A tabela a seguir mostra as características dos lados e ângulos das figuras do Tangram.





Figura
Característica das medidas dos comprimentos dos lados
da figura.
Amplitude dos ângulos internos das
figuras.
Triângulo pequeno


Triângulo médio


Triângulo grande


Quadrado


Paralelogramo



Após preencher a tabela acima responda:
-   Quais conceitos podem ser explicitados na atividade com o Tangram?
-    Quais são os Blocos de conteúdos segundo os PCN (1998) que podemos associar com os conceitos utilizados para resolver a atividade?

NOÇÕES DE TRIGONOMETRIA. As razões trigonométricas no triângulo retângulo.

Segundo os PCN (1998), o ensino da trigonometria deve ser encaminhado na última série do ensino fundamental. As definições básicas são obtidas a partir de razões entre as medidas dos comprimentos dos lados de um triângulo retângulo.

Consideremos um triângulo retângulo com os vértices A, B e C, representado abaixo, e as medidas dos comprimentos dos lados do triângulo ABC,
AC = 3cm; CB = 4cm e AB = 5cm.


Na figura acima os ângulos CAB e ABC são agudos e o ângulo ACB é reto cuja medida é igual a 90º.
Qual a medida dos ângulos CAB e ABC?

A primeira razão trigonométrica que pode ser obtida de um triângulo retângulo é denominada Seno de um ângulo agudo do triângulo retângulo.

O Seno é um número e representa-se em geral pela abreviação sen. É definido


como a razão entre a medida do comprimento do cateto oposto a um ângulo escolhido e a medida do comprimento da hipotenusa do triângulo retângulo.



sen do ângulo CAB =

medida do comprimento do cateto oposto ao ângulo CAB
medida do comprimento da hipotenusa


A segunda razão é denominada Cosseno de um ângulo agudo do triângulo retângulo. É representada por cos e é definida pela razão entre a medida do comprimento do cateto adjacente a um ângulo escolhido e a medida do comprimento da hipotenusa do triângulo retângulo.



cos do ângulo CAB =

medida do comprimento do cateto adjacente ao ângulo CAB
medida do comprimento hipotenusa


A terceira razão trigonométrica é denominada Tangente de um ângulo agudo. Em geral é representada pela abreviação tg e é obtida pela razão entre a medida do comprimento do cateto oposto a um ângulo escolhido e a medida do comprimento do cateto adjacente a esse ângulo do triângulo retângulo.




tg do ângulo CAB =

medida do comprimento do cateto oposto ao ângulo CAB medida do comprimento do cateto adjacente ao ângulo CAB


Para ilustrar a representação das razões sen, cos e tg de um ângulo agudo do triângulo ABC acima, consideremos o ângulo CAB que mede 60º.

A razão sen do ângulo CAB é representada pela razão

A razão cos do ângulo CAB é representada pela razão

CA =
AB
CB =
AB

3cm = 0,6
5cm
4cm = 0,8
5cm

A razão tg do ângulo CAB é representada pela razão

AC =
AB

3cm = 0,75
4cm


Alertamos que existem situações-problema onde não é possível aplicar o teorema de Pitágoras. Portanto, é necessário visualizar o triângulo retângulo na situação-problema e a partir dessa identificação aplicar as razões sen, cos e tg de um ângulo num triângulo retângulo.

Para aplicar os conceitos de seno, cosseno e tangente, você aluno, deve resolver as atividades a seguir.




EXERCITANDO.                                                                                           

ATIVIDADE 1. No triângulo ACB, retângulo em C, com os vértices A, B e C, representado abaixo, e as medidas dos comprimentos dos lados do triângulo ABC, AC = 3cm; CB = 4cm e AB = 5cm, calcule sen, cos e tg do ângulo ABC.



ATIVIDADE 2. Um retângulo possui os lados com medidas 9cm e 6cm. Quanto mede o comprimento da diagonal desse retângulo?

ATIVIDADE 3. O quadrado ABCD representado pela figura abaixo possui o lado medindo 5cm. Logo, AB = BC = CD = DE = 5cm. Os ângulos CDB e DBC possuem amplitude iguala a 45º.

Quanto mede o comprimento da diagonal BD desse quadrado?
Após calcular a medida do comprimento da diagonal do quadrado considere o triângulo formado por dois lados adjacentes do quadrado e a hipotenusa e calcule o valor do sen, cos e tg do ângulo de 45º.

ATIVIDADE 4. Considerando as atividades 2 e 3 anteriores, relacione quais conceitos e teoremas foram mobilizados para a resolução plena de cada uma delas.

As atividades a seguir procuram relacionar o pensamento algébrico com o pensamento geométrico.


ATIVIDADE 5. Com base na resolução de desafios que envolvem palitos de fósforo é possível encontrar uma regra geral a partir das características da figura geradora do mesmo. Por exemplo, usando três palitos de fósforo obtém- se um triângulo eqüilátero. Com quantos palitos será formada uma seqüência com 10 triângulos do mesmo tipo?
ATIVIDADE 6. Utilizando um quadrado quantos palitos são necessários para formar uma seqüência com 10 figuras?

ATIVIDADE 7. Verifique se a relação que fornece a quantidade de palitos é:
NP + (NP – 1) x (F – 1) = TP.
Onde:
NP representa o nº de palitos da figura geradora,
NP – 1 representa o nº de palitos da figura geradora – 1,
F – 1 representa o nº de figuras a obter – 1,
TP representa o nº de palitos que serão utilizados.

ATIVIDADE 8. Pesquise a quantidade de palitos necessários para construir uma seqüência com 10 pentágonos (o pentágono é a figura geradora da seqüência).

ATIVIDADE 9. Considere a figura regular Hexágono. Para construir uma seqüência de 10 figuras iguais a um Hexágono Regular quantos palitos serão utilizados?

ATIVIDADE 10. Considere a figura regular Heptágono. Para construir uma seqüência de 10 figuras iguais a um Heptágono Regular quantos palitos serão utilizados?

ATIVIDADE 11. Considere a figura regular Octógono. Para construir uma seqüência de 10 figuras iguais a um Octógno Regular quantos palitos serão utilizados?


RESUMO DA AULA.
Nesta aula, foram apresentados aspectos gerais do bloco de conteúdos Espaço e Forma com base nos PCN (1998) e em alguns textos de referência para o estudante de Licenciatura em Matemática que são considerados fundamentais e que contribuem para ampliar o olhar sobre o ensino de conceitos da geometria.
Os fundamentos apresentados no presente texto bem como as sugestões para a sala de aula devem ser avaliadas pelo professor de matemática como possíveis no trato dos conceitos destacados a partir das situações propostas voltadas para os anos finais do ensino fundamental.
Os fundamentos estudados devem ser ampliados com novas leituras sobre o ensino da geometria. Acreditamos que você percebe que o ensino e a aprendizagem dos conceitos geométricos também se apóiam nas orientações dos PCN (1998) e em teorias que auxiliam esse ensino numa perspectiva de superar as dificuldades dos alunos das séries finais do ensino fundamental.
É fundamental promover atividades que abordem conceitos geométricos e que possam consolidar uma linguagem própria e o desenvolvimento de habilidades de observação das formas e do espaço em que vivemos.
Nesse sentido, a seleção de situações-problema diversas possibilitará o desenvolvimento e conseqüente evolução do pensamento geométrico dos alunos das séries finais do ensino fundamental segundo os níveis de van Hiele. O professor de matemática deve considerar que o trabalho com o bloco de conteúdos Espaço e Forma favorece a articulação entre conceitos de outros blocos de conteúdos, tais como dos Números e Operações, das Grandezas e suas Medidas, Álgebra e Funções e Tratamento da Informação.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
DA PONTE, João Pedro e SERRAZINA, Maria de Lurdes. Didáctica da Matemática do 1º ciclo. PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO, Escola Superior de
Educação            de            Viseu,           disponível            no            endereço http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/tarefas/Teoria%20de%20van%20Hiele.pdf.
EVES, Howard, Episódios da história antiga da matemática, Editora Scipione, 1994.
EVES, Howard. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues, 2ª edição. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 1997.
LACERDA JUNIOR, Glauco Leite. Utilização de materiais sólidos para apredizagem da geometria, Relato de experiência, VI EPBEM – Monteiro, PB, 09, 10 e 11 de novembro de 2010, disponível no endereço http://www.sbempb.com.br/anais/arquivos/trabalhos/RE-11042817.pdf.
IMENES, Luiz Màrcio, Polígonos de palitos de sorvete, pág, 83 e 84, disponível no endereço http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_iicap3.pdf


IMENES, Luiz Màrcio, Artesanato e matemática, pág. 98 a 105, disponível no endereço http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_iicap3.pdf KALEFF, Ana Maria, Tomando o ensino de geometria em nossas mãos. SBEM, vol. , nº , 1993.
KALEFF, Ana Maria e REI, Dulce Monteiro. Varetas, canudos, arestas e ... sólidos geométricos. pág, 122 a 126, disponível no endereço http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensmat_iicap3.pdf.
KALEFF, Ana Maria e REI, Dulce Monteiro. Varetas, Canudos, Arestas e ... Sólidos Geométricos. Revista do Professor de Matemática - RPM, nº 28, página 122 a 126, 1995.
FRANCHI, ANA, Considerações sobre a Teoria dos campos conceituais, in Machado, Silvia Dais Alcântara Machado (Org.), Educação Matemática: uma introdução, Educ, São Paulo, SP, 1999.
BRASIL, MEC/SEF, Parâmetros Curriculares Nacionais, Matemática, 5ª A 8ª séries, Brasília, 1998.
VAN DE WALLE, JOHN.A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução: Paulo Henrique Colonese.
6.   ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

REFERÊNCIAS DA INTERNET:
Para o download de Vídeos da série Mão na Forma acessar o endereço: http://exatasnet.blogspot.com.br/2010/06/video-aulas-de-matematica-mao-na-forma.html Foto de Tarsila do Amaral, acesso ao endereço na Internet em 22.02.12 http://www.rumocertoproducoes.com.br/plural/nacional/tarsila_do_amaral08.html












http://ava.ifpe.edu.br/ava/pluginfile.php/13831/mod_resource/content/1/TEXTO%20DA%20AULA%2006.pdf

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