EXERCÍCIO
– SEMANA 01
01. QUAL A
IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PSICOLOGIA NESTE CURSO?
A vida em sala de aula
é complexa, temos pessoas com diferentes concepções e vidas, precisa-se lidar
constantemente com as diferenças, um acompanhamento que é necessário um
conhecimento efetivo da ciência psicológica. Em um cenário resumido, a
psicologia dará suporte a identificação de como anda o psíquico dos alunos, de
como eles aprendem, se estes precisam de um apoio a mais, descobrir a relação
pessoal, como anda suas vivências, enfim, uma educação que transpasse os muros
da escola, que possamos juntos identificar os melhores caminhos para a aprendizagem.
02. DESCREVA
ALGUNS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA. EM QUAL CAMPO TERÁ MAIOR INTERAÇÃO COM
O PROFESSOR DE MATEMÁTICA?
O campo
fundamental, será a Psicologia Escolar/Educacional, a luz de conhecimento, que
libertará da ignorância, e a aceitação de novos conceitos e concepções.
Envolver o aluno para que estes tenham uma visão da matemática em sua vida, e
do quanto é fundamental os números para a vivência.
03. DIFERENCIE
O EMPIRISMO DO RACIONALISMO. QUAL A RELAÇÃO DESTES MOVIMENTOS COM A EDUCAÇÃO?
Empirismo, doutrina
segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se
ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo
subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e
transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo (Fonte:
Wikipedia).
Racionalismo, qualquer
doutrina que privilegia a razão como meio de conhecimento e
explicação da realidade (Fonte: Wikipedia).
A relação
deles, é do campo do conhecimento, em que ambos são formas de aprendizagem, uma
aprendizagem acadêmica e o outro aprendizagem de vivência. Estes temas, trazem
uma reflexão, do quanto podemos aproximar a vida externa, a vida em casa, com a
sala de aula.
1. O
QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?
A Psicologia
Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do conhecimento, ou seja,
a aprendizagem.
2. DIFERENCIE:
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
A sensação é
como o organismo humano capta as informações (órgãos dos sentidos), que
chamados sentidos ou sistemas sensoriais, estes permitem a vivência produzida
pela ação de um estímulo - externo ou interno: imagem, luz, som, temperatura, -
sobre um órgão sensorial, conduzida ao cérebro.
E a percepção é
a interpretação dos dados ou informações obtidas no nosso ambiente. Somos
cercados de milhões e milhões de informações em nossa volta todos os dias. A
Psicologia chama estas informações de estímulos. Existem incontáveis estímulos
em cada ambiente. A cor dos olhos de uma pessoa, a roupa que se veste; a forma
dos objetos, o tamanho, o brilho da luz, o som do carro, etc.
3. ESCOLHA
3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E
JUSTIFIQUE?
Visão – permite a análise do conteúdo,
a sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou
à distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras
geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.
4. QUAL
A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?
A percepção é reconhecida como um
processo básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano.
Básico, pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do
meio. Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das
informações que viabilizaram a aprendizagem.
Os processos cognitivos agindo de forma
integrada são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem.
São eles: Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de
conceitos, linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e
aprendizagem.
5. QUAL
A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos certos estímulos
ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se torna foco
enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento. Isto é o que
chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com facilidade pode
acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar outros problemas
como na própria aprendizagem.
6. A
APRENDIZAGEM DEVE FICAR EM QUAL TIPO DE MEMÓRIA? JUSTIFIQUE
A memória é um processo cognitivo de base que
garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado. Ela é
responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que
precisamos usar no ambiente que nos cerca.
Dado o conceito
acima, a memória objetivo para uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO,
pois este tipo tem a capacidade ilimitada, e guardamos informações importantes,
significativa para nós. Com isso, ganha-se com o resgate das informações e
novas aprendizagens. Uma outra caraterística é que este tipo de memória depende
diretamente das nossas motivações e emoções. A informação quando considerada
significativa é levada do hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o
neo-córtex (memória de longo prazo), ficando registrada lá indefinidamente.
1. DE
ACORDO COM AS HABILIDADES (PENSAMENTO) COMO
DIFERENCIAMOS A INTELIGÊNCIA DA CRIATIVIDADE?
A
inteligência é um conceito bem complexo que envolve muitos elementos, cuja sua
definição dependerá também da concepção que o aborda. Atualmente a maioria dos
psicólogos defende a proposta da qualidade da inteligência. Este grupo propaga
a ideia cognitivista. Enquanto que
outro grupo, os psicometristas
defendem a ideia da mensuração da inteligência. Medem a capacidade intelectual
através de testes padronizados.
A
criatividade é um processo cognitivo normalmente muito desejado e valorizado na
nossa sociedade em atividades profissionais, nas artes e no dia-a-dia. O
criativo é a pessoa flexível, versátil, inovadora e potencial de inventividade.
Pensar
que podemos ser criativos em várias situações cotidianas é muito importante
para lembrar que nos pode ser muito útil. Reciclar um material na sala de aula
e transformar uma decoração pode ser econômico e ecologicamente correto. Assim,
mudamos a idéia de que a criatividade só ocorre entre os artistas e grandes
inventores. Toda pessoa tem a capacidade criativa e pode desenvolvê-la sempre.
Segundo
Davidoff (2001) a Inteligência e a criatividade baseiam-se em diferentes
habilidades:
Pensamento Convergente: raciocinamos de
maneira convencional, lógica dedutiva, para chegar a soluções únicas e corretas
para a resolução do problema. A inteligência requer esta convergência.
Pensamento Divergente: se afasta dos
padrões convencionais e resulta em mais de uma solução aceitável para o
problema. Utilizamos mais o raciocino indutivo e hipotético. A criatividade é
uma atividade mental inovadora que faz uso do pensamento divergente, flexível.
Sub-habilidades: fluência, flexibilidade e originalidade.
Dado
o que coloquei do assunto, vejo que um dos pontos que se diferencia a
inteligência da criatividade, é a capacidade de adaptação da criatividade, e a
bagagem teórica do individuo.
2. QUAL
A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
Além da razão
que influencia nossos atos, as emoções são responsáveis pela adaptação e
resoluções de difíceis problemas. Goleman destaca algumas habilidades
emocionais fundamentais para atingirmos nossos objetivos e nos adaptarmos bem
as situações que vivemos: controle do temperamento, adaptabilidade,
persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia.
Segundo Daniel Goleman, a inteligência
emocional tem cinco áreas fundamentais, são elas:
1. Autoconhecimento emocional: reconhecer
um sentimento enquanto ele ocorre – nomeando e facilitando a relação com este
sentimento. Ex: no caso de sentir ciúme e podendo controlá-lo.
2. Controle emocional: sucesso em lidar
com os próprios sentimentos – saber expressá-los ou ainda controlar ou resolver
problemas que o envolve. Ex: na raiva
3. Auto-motivação: concentrar a energia no
objetivo esperado facilita o desempenho. Ex: tirar bom proveito da ansiedade.
4. Reconhecimento das emoções de outras
pessoas: reconhecer os objetivos e motivos alheios facilita a relação e a
resolução de possíveis problemas. Comentário: devemos desenvolver desde cedo
nas crianças esta habilidade.
5. Habilidades
em relacionamentos interpessoais: Esta habilidade bem desenvolvida facilita
nossas ações e convivência harmoniosa. Ex: com os colegas no trabalho, com a
família e com os alunos.
3. QUAL
AS IDÉIAS PRINCIPAIS DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?
As ideias utilizadas por Howard Gardner,
para desenvolver a teoria das inteligência múltiplas, vem da teoria chamada
Frenologia do fisiologista Gall, que deixou a contribuição: a reflexão de que
as pessoas não são iguais do ponto de vista da inteligência.
Gardner propõe que temos várias
inteligências. Howard Gardner propõe em sua teoria, baseado em longas
pesquisas, que temos múltiplas inteligências. Gardner não foi o pioneiro nesta
concepção como vimos no breve histórico do conceito de inteligência. Outros
cientistas falaram em diferenças na inteligência. Contudo, nenhum pesquisador
anteriormente baseou-se em tantas pesquisas que leva a entender que a mente não
é singular e sim plural. A diferença nas inteligências resulta em capacidades
diferentes e talentos inusitados.
4. CITE
AS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER.
Howard
Gardner propõe em sua teoria, baseado em longas pesquisas, que temos múltiplas inteligências. Temos pelo
menos 8 potencialidades ou inteligências. Estas oito inteligências não são
independentes entre si. Para realizarmos a maioria das atividades do cotidiano,
principalmente as mais complexas requerem a combinação de algumas
inteligências.
As
oito inteligências propostas por Gardner:
1. Inteligência
lógico-matemática:
2. Inteligência
Linguística
3. Inteligência
Corporal-Cinestésica
4. Inteligência
Espacial
5. Inteligência
Musical
6. Inteligência
Interpessoal
7. Inteligência
Intrapessoal
8. Inteligência
Naturalista
4ª SEMANA
1. DE
QUE O PENSAMENTO É COMPOSTO? EXPLIQUE
Alguns
pesquisadores afirmam que o pensamento é composto por imagens, ações ou representações. Estas ideias irão variar nas
diferentes teorias.
Se
alguém te fala de um carro amarelo,
naturalmente você irá buscar na memória uma imagem deste objeto e compreender o pensamento de seu interlocutor.
Mesmo que busque a imagem de cheiros ou sabores; Davidoff relata que pesquisas
sugerem que as pessoas tratam as imagens exatamente como às percepções
(interpretações).
Os
Comportamentalistas, afirmam que o pensamento é composto por ações. Ação de conversar com si próprio. É a proposta menos aceita
atualmente.
A
ideia do componente da representação é a que recebe mais aliados, pois, sugere
que não utilizamos simplesmente, imagens
da memória. Quando por exemplo, penso numa escola que farei uma visita. Farei
uma representação da escola. A representação é uma forma de apresentar a
Idea. No caso, posso usar de outras representações que tenho de outras
escolas que já conheci agregando às informações que tenho daquela que irei
conhecer. Junto com a imagem viriam as compreensões que temos do que estamos
representando. Encontramos formas de representar até o que não conhecemos, ou
que conhecemos apenas pela internet ou de ‘ouvir falar’.
2. QUAIS
OS DOIS TIPOS DE PENSAMENTO DIRIGIDO?
O
pensamento dirigido pode ser de dois tipos: Raciocínio e Resolução de
Problemas.
3. EXPLIQUE
RESUMIDAMENTE AS 4 ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
Temos
quatro etapas na resolução de um problema:
1.
Identificação do problema
2.
Preparação para a resolução
3.
Resolução em si
4.
Avaliação da resolução.
1. Identificação do problema - Os
problemas podem aparecer espontaneamente ou simplesmente procuramos os
problemas. Muitas pessoas até por traço de personalidade gostam de resolver
problemas ou ainda criá-los. É o caso, por exemplo, de muitos matemáticos que
sentem satisfação na proposição e resolução de problemas matemáticos.
2. Preparação para a resolução - Também
chamada de representação, a preparação é o momento em que há uma organização
por parte de quem deseja resolver o problema. Neste momento coletam-se
informações gerais para como enfrentar o problema. É quando conhecemos o
problema, suas características e estrutura.
3. Resolução em si - Para resolver
problemas normalmente nos concentramos em uma determinada tática ou estratégia
e se não obtivermos sucesso faremos uma troca de estratégia: Estratégia do
Teste de Geração (Este tipo de estratégia é simples), Análises de meios e fins
(Quando temos um problema em maior proporção geralmente subdividimos em partes
menores), Imaginação (É uma forma eficiente de representar o problema e ao
mesmo tempo testar as possíveis soluções), Resolução e Insight (Quando estamos
diante de um problema, reunimos informações necessárias para a sua resolução)
4. Avaliação da resolução - Muitas pessoas
avaliam seu processo de resolução como eficiente ou não, aceitável ou não.
Algumas vezes ocorre durante a própria resolução e outras vezes após resolução
concluída. Desta forma podemos conscientemente ‘guardar’ aquelas estratégias
que consideramos eficientes ou aceitáveis para novas situações semelhantes.
4. RELACIONE
AS COLUNAS ABAIXO:
A.□
RACIOCÍNIO INDUTIVO
B.□RACIOCÍNIO ABDUTIVO
C.□ RACIOCÍNIO DEDUTIVO
|
C□ SÓ
EXISTE UMA CONCLUSÃO POSSIVEL
A□ É
UM PENSAMENTO PROVÁVEL, MAS NÃO HÁ CERTEZA
B□ PENSAMENTO
HIPOTÉTICO
|
1. EXPLIQUE
OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO E
DISCRIMINAÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS. RELACIONE À APRENDIZAGEM DA
MATEMÁTICA.
Ao percebermos as coisas do mundo
verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos generalizando. A mesma característica
sendo encontrada em coisas diferentes. Uma criança de dois anos pode chamar
todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim ela está generalizando algumas
características para todos eles. Posteriormente com a evolução de sua
percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá existem outros homens
grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde compreenderá também que eles
podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de outras crianças. Assim, ela
estará discriminando os diversos
elementos e relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos
ou categorias.
Portanto, é imprescindível deixar claro
para a criança durante seu desenvolvimento as características que diferenciam
objetos, ideias, pessoas, regras, propriedades, etc. Assim, viabilizaremos a
discriminação de itens relevantes a formação de conceitos ou apenas a ampliação
destes.
2. OS
SERES HUMANOS POSSUEM INSTINTOS DA MESMA FORMA QUE OS OUTROS ANIMAIS?
Sim possui, pois o instinto é uma aprendizagem que já vem
pronta ao nascimento, sendo particular a cada espécie. O ser humano e os
animais possuem comportamentos instintivos. Porém, o ser humano possui uma menor
carga instintiva.
O ser humano é um ser racional. Nascemos dotados de um
grande potencial cognitivo, ou seja, uma grande capacidade de aprender. Esta
capacidade é adquirida através dos processos cognitivos, que já estudamos:
inteligência, percepção, raciocínio, criatividade, linguagem, pensamento,
memória, resolução de problemas e assim, grandes possibilidades de adaptação ao
meio.
Por este motivo, necessitamos de menos instintos para nossa
sobrevivência, enquanto que os animais apoiam sua sobrevivência na capacidade
instintiva. Eles têm uma capacidade de aprendizagem bem mais restrita e fazem
uso das aprendizagens de sua espécie: os instintos.
Um aspecto que auxilia na organização do pensamento é a
categoria a que pertence um objeto, símbolo, pessoa ou ideia ou qualquer outra
coisa. Ficamos assim de posse de elementos que generalizam a ‘coisa’ e ao mesmo
tempo já discriminamos outros elementos.
3. EXPLIQUE
OS TIPOS DE APRENDIZAGENS E
RELACIONE COM O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Divide a aprendizagem em três tipos:
· Aprendizagem Cognitiva
· Aprendizagem Afetiva
· Aprendizagem por Automatismos
Aprendizagem
Cognitiva:
Aquela que predomina em seus processos
os elementos de natureza intelectual ou cognitiva: a percepção, memória,
linguagem, raciocínio, criatividade, etc
Para o ensino da matemática temos os
jogos educativos são excelente forma de aprendizagem cognitiva, pois são
idealizados para estimularem diversos processos cognitivos ao mesmo tempo em
determinada faixa etária
Pseudo-aprendizagem:
Aprendizagem cognitiva o professor deve
ficar atento para que não ocorra a pseudo-aprendizagem: a qual a memorização é
o principal processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do
conteúdo e nem as relações de causa e efeito do fenômeno estudado
Para a educação matemática e brasileira,
este talvez seja um dos problemas mais frequentes e sérios na educação
brasileira, atualmente. A metodologia que incentiva a memorização das
informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem, pois, com pouco tempo o
aluno apaga a informação recebida. A informação geralmente fica na memória de
curto prazo, impedindo uma aprendizagem significativa
A
aprendizagem afetiva ou Apreciativa:
O ser humano apresenta quatro dimensões
no seu desenvolvimento: biológica, cognitiva, social e afetiva. A educação deve
contemplar, além da aprendizagem cognitiva, a aprendizagem afetiva auxiliando a
formação da personalidade do aprendiz e sua adaptação ao meio sociocultural.
Viver com outras pessoas que sentem emoções parecidas e diferentes de nós, que
possuem ideias e desejos diferentes, entre outros fatores, favorece o
ajustamento das emoções, atitudes e idéias frente ao grupo que ele pertence.
Uma forma de favorecer esta aprendizagem
na matemática consistem em favorecer atividades de integração grupal, seja por
grupos formados naturalmente, por escolha do professor ou ainda, por sorteio.
Além de favorecer o professor deve monitorar o trabalho atento aos conflitos e
impasses que possam surgir, orientando e sugerindo soluções específicas.
Exemplo: Trabalhos em grupo na escola
oportunizam as aprendizagens afetivas e cognitivas
Após ler o texto, Jogos Matemáticos, entendo ser este um artifício bastante eficiente para o pedagogo, pois, utilizando-se dos mesmos, estará estimulando a criança, o jovem e o adulto, a desenvolver seu potencial de aprendizagem, vez que, estará exercitando as pessoas ora apontadas ao desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e social, além. Além dos benefícios Cognitivos e Afetivos.
Os jogos fazem parte da vida em sociedade, é uma das formas mais prazerosas de aprender, por meio do lúdico, contribui para a produção do conhecimento.
E na matemática permitem a interatividade do aluno com o conteúdo, ajudando no desenvolvimento do raciocínio.
Podemos utilizar tantos os jogos clássicos off-line (Xadrez, Tangram, Torre de Hanoi e etc), como plataformas online, temos por exemplo o site do “somatematica.com.br/jogos”, que disponibiliza diversos joguinhos educativos.
O jogo de Xadrez, traz o benefício de desenvolver o raciocínio e proporciona aos participantes ótimos momentos de lazer, integração social e diversas outras habilidades. O xadrez pode ser utilizado como ferramenta de ensino, estimulando o raciocínio lógico, operações matemáticas e outros fundamentos pessoais e sociais nos alunos.
Matemáticos podem se tornar grandes jogadores de xadrez, assim como escritores, biólogos, físicos, químicos ou qualquer pessoa que tenha interesse.
Conteúdo adaptado de: https://rafaelleitao.com/xadrez-e-matematica/
7ª SEMANA - REVISÃO
1. O
QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?
A
Psicologia Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do
conhecimento, ou seja, a aprendizagem. Trata-se de uma das mais novas áreas de
concentração em estudos psicológicos, iniciada em meados da década de 1950 e
1960.
2. ESCOLHA
3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E JUSTIFIQUE?
Visão – permite a análise do conteúdo, a
sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou à
distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras
geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.
3. QUAL
A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?
A percepção é reconhecida como um processo
básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano. Básico,
pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do meio.
Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das informações que
viabilizaram a aprendizagem. Os processos cognitivos agindo de forma integrada
são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem. São eles:
Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de conceitos,
linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.
- QUAL A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO
PARA A APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos
certos estímulos ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se
torna foco enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento.
Isto é o que chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com
facilidade pode acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar
outros problemas como na própria aprendizagem.
- A APRENDIZAGEM FICA EM QUAL TIPO DE
MEMÓRIA? JUSTIFIQUE
A memória é um processo cognitivo de base
que garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado.
Ela é responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que precisamos
usar no ambiente que nos cerca. Dado o conceito acima, a memória objetivo para
uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO, pois este tipo tem a capacidade
ilimitada, e guardamos informações importantes, significativa para nós. Com
isso, ganha-se com o resgate das informações e novas aprendizagens. Uma outra
caraterística é que este tipo de memória depende diretamente das nossas
motivações e emoções. A informação quando considerada significativa é levada do
hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o neo-córtex (memória de longo
prazo), ficando registrada lá indefinidamente.
- NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS,
COMO GARDNER DEFINE A INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA?
Gardner afirma define como uma forma de
Confrontar e avaliar objetos, abstrair e discernir suas relações e princípios
subjacentes. Esta é a inteligência lógico-matemática. Provavelmente você deve
está se perguntando onde estão os números neste conceito de inteligência. A
habilidade numérica é apenas uma entre outras habilidades matemáticas. E é
considerada uma das inteligências mais importantes para o ser humano.
- FALE SOBRE A O PENSAMENTO DIRIGIDO.
O pensamento dirigido pode ser de dois
tipos: Raciocínio e Resolução de Problemas. Estes processos estão intimamente
relacionados à aprendizagem de forma geral e de maneira especial á aprendizagem
da matemática
1.Raciocínio:
O raciocino é uma operação lógica mental, que envolve comparações,
representações e abstrações.
2.Resolução
de Problemas: Você já teve um problema para resolver? Vários, não é mesmo?
Temos problemas simples e complexos para resolver ao logo de nossa vida. Não só
problemas matemáticos. Mas, também problemas psicológicos, sociais ou de outra
ordem. Ninguém de nós passa um dia se quer sem ter um problema para resolver.
- EXPLIQUE OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO
E DISCRIMINAÇÃO, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS.
Ao percebermos as coisas do mundo
verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos
generalizando. A mesma característica sendo encontrada em coisas diferentes.
Uma criança de dois anos pode chamar todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim
ela está generalizando algumas características para todos eles. Posteriormente
com a evolução de sua percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá
existem outros homens grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde
compreenderá também que eles podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de
outras crianças. Assim, ela estará discriminando os diversos elementos e
relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos ou
categorias
O adulto deve, portanto nomear os objetos e
realçar suas características para as crianças, para ajudar na formação de novos
conceitos
- O QUE CARACTERIZA A PSEUDOAPRENDIZAGEM?
Na pseudoaprendizagem a memorização é o principal
processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do conteúdo e nem as
relações de causa e efeito do fenômeno estudado.
Este talvez seja um dos problemas mais
freqüentes e sérios na educação brasileira, atualmente. A metodologia que incentiva
a memorização das informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem, pois, com
pouco tempo o aluno apaga a informação recebida. A informação geralmente fica
na memória de curto prazo, impedindo uma aprendizagem significativa
- QUAIS ASPECTOS, OS JOGOS MATEMÁTICOS,
PODEM DESENVOLVER EM QUEM O PRATICA?
Os jogos
coletivos são fundamentais, pois além de também exercitar a atenção
concentrada e todos os outros processos cognitivos, atua na
aprendizagem dos fenômenos de grupo, como respeitar a opinião e idéia do
companheiro, liderança, tomadas de decisões em grupo, saber ser tolerante e
lidar com perdas e frustrações também será fundamental para os aspectos
afetivos e sociais.
Os jogos têm
importante função no desenvolvimento emocional e por este motivo deve ser
oferecido nos diversos contextos educacionais: na escola, na creche, nos lares.
Nas escolas é
recomendado que o professor pesquise e se planeje com atividades de jogos entre
seus alunos. Um conteúdo trabalhado no jogo pode ser em seguida usado formalmente
em diversas matérias. Na disciplina de matemática o jogo pode ser um grande
aliado. Um excelente recurso didático que deve ser introduzido no planejamento
com o objetivo de problematizar e exercitar os conteúdos ensinados, além de
desenvolver os aspectos citados acima nos aspectos biológicos, cognitivos,
sociais e afetivos.
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