sexta-feira, 13 de abril de 2018

COGNIÇÃO - EXERCÍCIOS


EXERCÍCIO – SEMANA 01

01. QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONHECER A PSICOLOGIA NESTE CURSO?
A vida em sala de aula é complexa, temos pessoas com diferentes concepções e vidas, precisa-se lidar constantemente com as diferenças, um acompanhamento que é necessário um conhecimento efetivo da ciência psicológica. Em um cenário resumido, a psicologia dará suporte a identificação de como anda o psíquico dos alunos, de como eles aprendem, se estes precisam de um apoio a mais, descobrir a relação pessoal, como anda suas vivências, enfim, uma educação que transpasse os muros da escola, que possamos juntos identificar os melhores caminhos para a aprendizagem.

02. DESCREVA ALGUNS CAMPOS DE ATUAÇÃO DA PSICOLOGIA. EM QUAL CAMPO TERÁ MAIOR INTERAÇÃO COM O PROFESSOR DE MATEMÁTICA?
O campo fundamental, será a Psicologia Escolar/Educacional, a luz de conhecimento, que libertará da ignorância, e a aceitação de novos conceitos e concepções. Envolver o aluno para que estes tenham uma visão da matemática em sua vida, e do quanto é fundamental os números para a vivência.

03. DIFERENCIE O EMPIRISMO DO RACIONALISMO. QUAL A RELAÇÃO DESTES MOVIMENTOS COM A EDUCAÇÃO?
Empirismo, doutrina segundo a qual todo conhecimento provém unicamente da experiência, limitando-se ao que pode ser captado do mundo externo, pelos sentidos, ou do mundo subjetivo, pela introspecção, sendo ger. descartadas as verdades reveladas e transcendentes do misticismo, ou apriorísticas e inatas do racionalismo (Fonte: Wikipedia).
Racionalismo, qualquer doutrina que privilegia a razão como meio de conhecimento e explicação da realidade (Fonte: Wikipedia).
A relação deles, é do campo do conhecimento, em que ambos são formas de aprendizagem, uma aprendizagem acadêmica e o outro aprendizagem de vivência. Estes temas, trazem uma reflexão, do quanto podemos aproximar a vida externa, a vida em casa, com a sala de aula.

 SEMANA 02

1.      O QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?
A Psicologia Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do conhecimento, ou seja, a aprendizagem.

2.      DIFERENCIE: SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

A sensação é como o organismo humano capta as informações (órgãos dos sentidos), que chamados sentidos ou sistemas sensoriais, estes permitem a vivência produzida pela ação de um estímulo - externo ou interno: imagem, luz, som, temperatura, - sobre um órgão sensorial, conduzida ao cérebro.

E a percepção é a interpretação dos dados ou informações obtidas no nosso ambiente. Somos cercados de milhões e milhões de informações em nossa volta todos os dias. A Psicologia chama estas informações de estímulos. Existem incontáveis estímulos em cada ambiente. A cor dos olhos de uma pessoa, a roupa que se veste; a forma dos objetos, o tamanho, o brilho da luz, o som do carro, etc. 

3.      ESCOLHA 3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E
JUSTIFIQUE?

Visão – permite a análise do conteúdo, a sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou à distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.

4.      QUAL A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?
A percepção é reconhecida como um processo básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano. Básico, pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do meio. Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das informações que viabilizaram a aprendizagem.
Os processos cognitivos agindo de forma integrada são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem. São eles: Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de conceitos, linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.
5.      QUAL A IMPORTÂNCIA DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos certos estímulos ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se torna foco enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento. Isto é o que chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com facilidade pode acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar outros problemas como na própria aprendizagem.
6.      A APRENDIZAGEM DEVE FICAR EM QUAL TIPO DE MEMÓRIA? JUSTIFIQUE

A memória é um processo cognitivo de base que garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado. Ela é responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que precisamos usar no ambiente que nos cerca.

Dado o conceito acima, a memória objetivo para uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO, pois este tipo tem a capacidade ilimitada, e guardamos informações importantes, significativa para nós. Com isso, ganha-se com o resgate das informações e novas aprendizagens. Uma outra caraterística é que este tipo de memória depende diretamente das nossas motivações e emoções. A informação quando considerada significativa é levada do hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o neo-córtex (memória de longo prazo), ficando registrada lá indefinidamente.
 3ª SEMANA
1.       DE ACORDO COM AS HABILIDADES (PENSAMENTO) COMO DIFERENCIAMOS A INTELIGÊNCIA DA CRIATIVIDADE?

A inteligência é um conceito bem complexo que envolve muitos elementos, cuja sua definição dependerá também da concepção que o aborda. Atualmente a maioria dos psicólogos defende a proposta da qualidade da inteligência. Este grupo propaga a ideia cognitivista. Enquanto que outro grupo, os psicometristas defendem a ideia da mensuração da inteligência. Medem a capacidade intelectual através de testes padronizados.

A criatividade é um processo cognitivo normalmente muito desejado e valorizado na nossa sociedade em atividades profissionais, nas artes e no dia-a-dia. O criativo é a pessoa flexível, versátil, inovadora e potencial de inventividade.

Pensar que podemos ser criativos em várias situações cotidianas é muito importante para lembrar que nos pode ser muito útil. Reciclar um material na sala de aula e transformar uma decoração pode ser econômico e ecologicamente correto. Assim, mudamos a idéia de que a criatividade só ocorre entre os artistas e grandes inventores. Toda pessoa tem a capacidade criativa e pode desenvolvê-la sempre.

Segundo Davidoff (2001) a Inteligência e a criatividade baseiam-se em diferentes habilidades:

Pensamento Convergente: raciocinamos de maneira convencional, lógica dedutiva, para chegar a soluções únicas e corretas para a resolução do problema. A inteligência requer esta convergência.

Pensamento Divergente: se afasta dos padrões convencionais e resulta em mais de uma solução aceitável para o problema. Utilizamos mais o raciocino indutivo e hipotético. A criatividade é uma atividade mental inovadora que faz uso do pensamento divergente, flexível. Sub-habilidades: fluência, flexibilidade e originalidade.

Dado o que coloquei do assunto, vejo que um dos pontos que se diferencia a inteligência da criatividade, é a capacidade de adaptação da criatividade, e a bagagem teórica do individuo.


2.       QUAL A IMPORTÂNCIA DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?

Além da razão que influencia nossos atos, as emoções são responsáveis pela adaptação e resoluções de difíceis problemas. Goleman destaca algumas habilidades emocionais fundamentais para atingirmos nossos objetivos e nos adaptarmos bem as situações que vivemos: controle do temperamento, adaptabilidade, persistência, amizade, respeito, amabilidade e empatia.

Segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional tem cinco áreas fundamentais, são elas:

1. Autoconhecimento emocional: reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre – nomeando e facilitando a relação com este sentimento. Ex: no caso de sentir ciúme e podendo controlá-lo.
2. Controle emocional: sucesso em lidar com os próprios sentimentos – saber expressá-los ou ainda controlar ou resolver problemas que o envolve. Ex: na raiva
3. Auto-motivação: concentrar a energia no objetivo esperado facilita o desempenho. Ex: tirar bom proveito da ansiedade.
4. Reconhecimento das emoções de outras pessoas: reconhecer os objetivos e motivos alheios facilita a relação e a resolução de possíveis problemas. Comentário: devemos desenvolver desde cedo nas crianças esta habilidade.
5. Habilidades em relacionamentos interpessoais: Esta habilidade bem desenvolvida facilita nossas ações e convivência harmoniosa. Ex: com os colegas no trabalho, com a família e com os alunos.

                                                                                                      
3.       QUAL AS IDÉIAS PRINCIPAIS DA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS?

As ideias utilizadas por Howard Gardner, para desenvolver a teoria das inteligência múltiplas, vem da teoria chamada Frenologia do fisiologista Gall, que deixou a contribuição: a reflexão de que as pessoas não são iguais do ponto de vista da inteligência.

Gardner propõe que temos várias inteligências. Howard Gardner propõe em sua teoria, baseado em longas pesquisas, que temos múltiplas inteligências. Gardner não foi o pioneiro nesta concepção como vimos no breve histórico do conceito de inteligência. Outros cientistas falaram em diferenças na inteligência. Contudo, nenhum pesquisador anteriormente baseou-se em tantas pesquisas que leva a entender que a mente não é singular e sim plural. A diferença nas inteligências resulta em capacidades diferentes e talentos inusitados.

4.       CITE AS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER.

Howard Gardner propõe em sua teoria, baseado em longas pesquisas, que temos múltiplas inteligências. Temos pelo menos 8 potencialidades ou inteligências. Estas oito inteligências não são independentes entre si. Para realizarmos a maioria das atividades do cotidiano, principalmente as mais complexas requerem a combinação de algumas inteligências.
As oito inteligências propostas por Gardner:
1.       Inteligência lógico-matemática:
2.       Inteligência Linguística
3.       Inteligência Corporal-Cinestésica
4.       Inteligência Espacial
5.       Inteligência Musical
6.       Inteligência Interpessoal
7.       Inteligência Intrapessoal
8.       Inteligência Naturalista


4ª SEMANA
1.       DE QUE O PENSAMENTO É COMPOSTO? EXPLIQUE
Alguns pesquisadores afirmam que o pensamento é composto por imagens, ações ou representações. Estas ideias irão variar nas diferentes teorias.

Se alguém te fala de um carro amarelo, naturalmente você irá buscar na memória uma imagem deste objeto e compreender o pensamento de seu interlocutor. Mesmo que busque a imagem de cheiros ou sabores; Davidoff relata que pesquisas sugerem que as pessoas tratam as imagens exatamente como às percepções (interpretações).

Os Comportamentalistas, afirmam que o pensamento é composto por ações. Ação de conversar com si próprio. É a proposta menos aceita atualmente.

A ideia do componente da representação é a que recebe mais aliados, pois, sugere que não utilizamos simplesmente, imagens da memória. Quando por exemplo, penso numa escola que farei uma visita. Farei uma representação da escola. A representação é uma forma de apresentar a Idea. No caso, posso usar de outras representações que tenho de outras escolas que já conheci agregando às informações que tenho daquela que irei conhecer. Junto com a imagem viriam as compreensões que temos do que estamos representando. Encontramos formas de representar até o que não conhecemos, ou que conhecemos apenas pela internet ou de ‘ouvir falar’.


2.       QUAIS OS DOIS TIPOS DE PENSAMENTO DIRIGIDO?
O pensamento dirigido pode ser de dois tipos: Raciocínio e Resolução de Problemas.

3.       EXPLIQUE RESUMIDAMENTE AS 4 ETAPAS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.

Temos quatro etapas na resolução de um problema:
1. Identificação do problema
2. Preparação para a resolução
3. Resolução em si
4. Avaliação da resolução.

1.       Identificação do problema - Os problemas podem aparecer espontaneamente ou simplesmente procuramos os problemas. Muitas pessoas até por traço de personalidade gostam de resolver problemas ou ainda criá-los. É o caso, por exemplo, de muitos matemáticos que sentem satisfação na proposição e resolução de problemas matemáticos.
2.       Preparação para a resolução - Também chamada de representação, a preparação é o momento em que há uma organização por parte de quem deseja resolver o problema. Neste momento coletam-se informações gerais para como enfrentar o problema. É quando conhecemos o problema, suas características e estrutura.
3.       Resolução em si - Para resolver problemas normalmente nos concentramos em uma determinada tática ou estratégia e se não obtivermos sucesso faremos uma troca de estratégia: Estratégia do Teste de Geração (Este tipo de estratégia é simples), Análises de meios e fins (Quando temos um problema em maior proporção geralmente subdividimos em partes menores), Imaginação (É uma forma eficiente de representar o problema e ao mesmo tempo testar as possíveis soluções), Resolução e Insight (Quando estamos diante de um problema, reunimos informações necessárias para a sua resolução)
4.       Avaliação da resolução - Muitas pessoas avaliam seu processo de resolução como eficiente ou não, aceitável ou não. Algumas vezes ocorre durante a própria resolução e outras vezes após resolução concluída. Desta forma podemos conscientemente ‘guardar’ aquelas estratégias que consideramos eficientes ou aceitáveis para novas situações semelhantes.



4.       RELACIONE AS COLUNAS ABAIXO:

A.□ RACIOCÍNIO INDUTIVO
B.RACIOCÍNIO ABDUTIVO
C. RACIOCÍNIO DEDUTIVO
C□ SÓ EXISTE UMA CONCLUSÃO POSSIVEL
A□ É UM PENSAMENTO PROVÁVEL, MAS NÃO HÁ CERTEZA
B□ PENSAMENTO HIPOTÉTICO


 EXERCÍCIO – SEMANA 05


1.       EXPLIQUE OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS. RELACIONE À APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA.
Ao percebermos as coisas do mundo verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos generalizando. A mesma característica sendo encontrada em coisas diferentes. Uma criança de dois anos pode chamar todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim ela está generalizando algumas características para todos eles. Posteriormente com a evolução de sua percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá existem outros homens grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde compreenderá também que eles podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de outras crianças. Assim, ela estará discriminando os diversos elementos e relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos ou categorias.

Portanto, é imprescindível deixar claro para a criança durante seu desenvolvimento as características que diferenciam objetos, ideias, pessoas, regras, propriedades, etc. Assim, viabilizaremos a discriminação de itens relevantes a formação de conceitos ou apenas a ampliação destes.


2.       OS SERES HUMANOS POSSUEM INSTINTOS DA MESMA FORMA QUE OS OUTROS ANIMAIS?
Sim possui, pois o instinto é uma aprendizagem que já vem pronta ao nascimento, sendo particular a cada espécie. O ser humano e os animais possuem comportamentos instintivos. Porém, o ser humano possui uma menor carga instintiva.

O ser humano é um ser racional. Nascemos dotados de um grande potencial cognitivo, ou seja, uma grande capacidade de aprender. Esta capacidade é adquirida através dos processos cognitivos, que já estudamos: inteligência, percepção, raciocínio, criatividade, linguagem, pensamento, memória, resolução de problemas e assim, grandes possibilidades de adaptação ao meio.

Por este motivo, necessitamos de menos instintos para nossa sobrevivência, enquanto que os animais apoiam sua sobrevivência na capacidade instintiva. Eles têm uma capacidade de aprendizagem bem mais restrita e fazem uso das aprendizagens de sua espécie: os instintos.

Um aspecto que auxilia na organização do pensamento é a categoria a que pertence um objeto, símbolo, pessoa ou ideia ou qualquer outra coisa. Ficamos assim de posse de elementos que generalizam a ‘coisa’ e ao mesmo tempo já discriminamos outros elementos.


3.       EXPLIQUE OS TIPOS DE APRENDIZAGENS E RELACIONE COM O ENSINO DA MATEMÁTICA.
Divide a aprendizagem em três tipos:
· Aprendizagem Cognitiva
· Aprendizagem Afetiva
· Aprendizagem por Automatismos

Aprendizagem Cognitiva:
Aquela que predomina em seus processos os elementos de natureza intelectual ou cognitiva: a percepção, memória, linguagem, raciocínio, criatividade, etc

Para o ensino da matemática temos os jogos educativos são excelente forma de aprendizagem cognitiva, pois são idealizados para estimularem diversos processos cognitivos ao mesmo tempo em determinada faixa etária

Pseudo-aprendizagem:
Aprendizagem cognitiva o professor deve ficar atento para que não ocorra a pseudo-aprendizagem: a qual a memorização é o principal processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do conteúdo e nem as relações de causa e efeito do fenômeno estudado

Para a educação matemática e brasileira, este talvez seja um dos problemas mais frequentes e sérios na educação brasileira, atualmente. A metodologia que incentiva a memorização das informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem, pois, com pouco tempo o aluno apaga a informação recebida. A informação geralmente fica na memória de curto prazo, impedindo uma aprendizagem significativa

A aprendizagem afetiva ou Apreciativa:
O ser humano apresenta quatro dimensões no seu desenvolvimento: biológica, cognitiva, social e afetiva. A educação deve contemplar, além da aprendizagem cognitiva, a aprendizagem afetiva auxiliando a formação da personalidade do aprendiz e sua adaptação ao meio sociocultural. Viver com outras pessoas que sentem emoções parecidas e diferentes de nós, que possuem ideias e desejos diferentes, entre outros fatores, favorece o ajustamento das emoções, atitudes e idéias frente ao grupo que ele pertence.

Uma forma de favorecer esta aprendizagem na matemática consistem em favorecer atividades de integração grupal, seja por grupos formados naturalmente, por escolha do professor ou ainda, por sorteio. Além de favorecer o professor deve monitorar o trabalho atento aos conflitos e impasses que possam surgir, orientando e sugerindo soluções específicas.

Exemplo: Trabalhos em grupo na escola oportunizam as aprendizagens afetivas e cognitivas







 JOGOS MATEMÁTICOS E APRENDIZAGEM


Após ler o texto, Jogos Matemáticos, entendo ser este um artifício bastante eficiente para o pedagogo, pois, utilizando-se dos mesmos, estará estimulando a criança, o jovem e o adulto, a desenvolver seu potencial de aprendizagem, vez que, estará exercitando as pessoas ora apontadas ao desenvolvimento biológico, afetivo, cognitivo e social, além. Além dos benefícios Cognitivos e Afetivos.


Os jogos fazem parte da vida em sociedade, é uma das formas mais prazerosas de aprender, por meio do lúdico, contribui para a produção do conhecimento.
E na matemática permitem a interatividade do aluno com o conteúdo, ajudando no desenvolvimento do raciocínio. 
Podemos utilizar tantos os jogos clássicos off-line (Xadrez, Tangram, Torre de Hanoi e etc), como plataformas online, temos por exemplo o site do “somatematica.com.br/jogos”, que disponibiliza diversos joguinhos educativos.


O jogo de Xadrez, traz o benefício de desenvolver o raciocínio e proporciona aos participantes ótimos momentos de lazer, integração social e diversas outras habilidades. O xadrez pode ser utilizado como ferramenta de ensino, estimulando o raciocínio lógico, operações matemáticas e outros fundamentos pessoais e sociais nos alunos.
Matemáticos podem se tornar grandes jogadores de xadrez, assim como escritores, biólogos, físicos, químicos ou qualquer pessoa que tenha interesse.
Conteúdo adaptado de: https://rafaelleitao.com/xadrez-e-matematica/






7ª SEMANA - REVISÃO


1.       O QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?

A Psicologia Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do conhecimento, ou seja, a aprendizagem. Trata-se de uma das mais novas áreas de concentração em estudos psicológicos, iniciada em meados da década de 1950 e 1960.

2.       ESCOLHA 3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E JUSTIFIQUE?

Visão – permite a análise do conteúdo, a sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou à distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.

3.       QUAL A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?

A percepção é reconhecida como um processo básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano. Básico, pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do meio. Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das informações que viabilizaram a aprendizagem. Os processos cognitivos agindo de forma integrada são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem. São eles: Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de conceitos, linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.

  1. QUAL A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos certos estímulos ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se torna foco enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento. Isto é o que chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com facilidade pode acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar outros problemas como na própria aprendizagem.
  1. A APRENDIZAGEM FICA EM QUAL TIPO DE MEMÓRIA? JUSTIFIQUE
A memória é um processo cognitivo de base que garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado. Ela é responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que precisamos usar no ambiente que nos cerca. Dado o conceito acima, a memória objetivo para uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO, pois este tipo tem a capacidade ilimitada, e guardamos informações importantes, significativa para nós. Com isso, ganha-se com o resgate das informações e novas aprendizagens. Uma outra caraterística é que este tipo de memória depende diretamente das nossas motivações e emoções. A informação quando considerada significativa é levada do hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o neo-córtex (memória de longo prazo), ficando registrada lá indefinidamente.

  1. NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO GARDNER DEFINE A INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA?
Gardner afirma define como uma forma de Confrontar e avaliar objetos, abstrair e discernir suas relações e princípios subjacentes. Esta é a inteligência lógico-matemática. Provavelmente você deve está se perguntando onde estão os números neste conceito de inteligência. A habilidade numérica é apenas uma entre outras habilidades matemáticas. E é considerada uma das inteligências mais importantes para o ser humano.

  1. FALE SOBRE A O PENSAMENTO DIRIGIDO.
O pensamento dirigido pode ser de dois tipos: Raciocínio e Resolução de Problemas. Estes processos estão intimamente relacionados à aprendizagem de forma geral e de maneira especial á aprendizagem da matemática

1.Raciocínio: O raciocino é uma operação lógica mental, que envolve comparações, representações e abstrações.
2.Resolução de Problemas: Você já teve um problema para resolver? Vários, não é mesmo? Temos problemas simples e complexos para resolver ao logo de nossa vida. Não só problemas matemáticos. Mas, também problemas psicológicos, sociais ou de outra ordem. Ninguém de nós passa um dia se quer sem ter um problema para resolver.

  1. EXPLIQUE OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS.
Ao percebermos as coisas do mundo verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos generalizando. A mesma característica sendo encontrada em coisas diferentes. Uma criança de dois anos pode chamar todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim ela está generalizando algumas características para todos eles. Posteriormente com a evolução de sua percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá existem outros homens grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde compreenderá também que eles podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de outras crianças. Assim, ela estará discriminando os diversos elementos e relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos ou categorias

O adulto deve, portanto nomear os objetos e realçar suas características para as crianças, para ajudar na formação de novos conceitos
  1. O QUE CARACTERIZA A PSEUDOAPRENDIZAGEM?
Na pseudoaprendizagem a memorização é o principal processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do conteúdo e nem as relações de causa e efeito do fenômeno estudado.

Este talvez seja um dos problemas mais freqüentes e sérios na educação brasileira, atualmente. A metodologia que incentiva a memorização das informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem, pois, com pouco tempo o aluno apaga a informação recebida. A informação geralmente fica na memória de curto prazo, impedindo uma aprendizagem significativa

  1.  QUAIS ASPECTOS, OS JOGOS MATEMÁTICOS, PODEM DESENVOLVER EM QUEM O PRATICA?
Os jogos coletivos são fundamentais, pois além de também exercitar a atenção concentrada e todos os outros processos cognitivos, atua na aprendizagem dos fenômenos de grupo, como respeitar a opinião e idéia do companheiro, liderança, tomadas de decisões em grupo, saber ser tolerante e lidar com perdas e frustrações também será fundamental para os aspectos afetivos e sociais.
Os jogos têm importante função no desenvolvimento emocional e por este motivo deve ser oferecido nos diversos contextos educacionais: na escola, na creche, nos lares.
Nas escolas é recomendado que o professor pesquise e se planeje com atividades de jogos entre seus alunos. Um conteúdo trabalhado no jogo pode ser em seguida usado formalmente em diversas matérias. Na disciplina de matemática o jogo pode ser um grande aliado. Um excelente recurso didático que deve ser introduzido no planejamento com o objetivo de problematizar e exercitar os conteúdos ensinados, além de desenvolver os aspectos citados acima nos aspectos biológicos, cognitivos, sociais e afetivos.













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