1. O
QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?
A
Psicologia Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do
conhecimento, ou seja, a aprendizagem. Trata-se de uma das mais novas áreas de
concentração em estudos psicológicos, iniciada em meados da década de 1950 e
1960.
2. ESCOLHA
3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E JUSTIFIQUE?
Visão – permite a análise do conteúdo, a
sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou à
distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras
geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.
3. QUAL
A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?
A percepção é reconhecida como um processo
básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano. Básico,
pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do meio.
Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das informações que
viabilizaram a aprendizagem. Os processos cognitivos agindo de forma integrada
são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem. São eles:
Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de conceitos,
linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.
- QUAL A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO PARA A
APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos
certos estímulos ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se
torna foco enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento.
Isto é o que chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com
facilidade pode acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar
outros problemas como na própria aprendizagem.
- A APRENDIZAGEM FICA EM QUAL TIPO DE
MEMÓRIA? JUSTIFIQUE
A memória é um processo cognitivo de base
que garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado.
Ela é responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que
precisamos usar no ambiente que nos cerca. Dado o conceito acima, a memória
objetivo para uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO, pois este tipo tem a
capacidade ilimitada, e guardamos informações importantes, significativa para
nós. Com isso, ganha-se com o resgate das informações e novas aprendizagens.
Uma outra caraterística é que este tipo de memória depende diretamente das
nossas motivações e emoções. A informação quando considerada significativa é
levada do hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o neo-córtex (memória
de longo prazo), ficando registrada lá indefinidamente.
- NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO
GARDNER DEFINE A INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA?
Gardner afirma define como uma forma de Confrontar
e avaliar objetos, abstrair e discernir suas relações e princípios subjacentes.
Esta é a inteligência lógico-matemática. Provavelmente você deve está se
perguntando onde estão os números neste conceito de inteligência. A habilidade
numérica é apenas uma entre outras habilidades matemáticas. E é considerada uma
das inteligências mais importantes para o ser humano.
- FALE SOBRE A O PENSAMENTO DIRIGIDO.
O pensamento dirigido pode ser de dois
tipos: Raciocínio e Resolução de Problemas. Estes processos estão intimamente
relacionados à aprendizagem de forma geral e de maneira especial á aprendizagem
da matemática
1.Raciocínio:
O raciocino é uma operação lógica mental, que envolve comparações,
representações e abstrações.
2.Resolução
de Problemas: Você já teve um problema para resolver? Vários, não é mesmo?
Temos problemas simples e complexos para resolver ao logo de nossa vida. Não só
problemas matemáticos. Mas, também problemas psicológicos, sociais ou de outra
ordem. Ninguém de nós passa um dia se quer sem ter um problema para resolver.
- EXPLIQUE OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO E
DISCRIMINAÇÃO, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS.
Ao percebermos as coisas do mundo
verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos
generalizando. A mesma característica sendo encontrada em coisas diferentes.
Uma criança de dois anos pode chamar todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim
ela está generalizando algumas características para todos eles. Posteriormente
com a evolução de sua percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá
existem outros homens grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde
compreenderá também que eles podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de
outras crianças. Assim, ela estará discriminando os diversos elementos e
relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos ou
categorias
O adulto deve, portanto nomear os objetos e
realçar suas características para as crianças, para ajudar na formação de novos
conceitos
- O QUE CARACTERIZA A PSEUDOAPRENDIZAGEM?
Na pseudoaprendizagem a memorização é o
principal processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do conteúdo
e nem as relações de causa e efeito do fenômeno estudado.
Este talvez seja um dos problemas mais
freqüentes e sérios na educação brasileira, atualmente. A metodologia que
incentiva a memorização das informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem,
pois, com pouco tempo o aluno apaga a informação recebida. A informação
geralmente fica na memória de curto prazo, impedindo uma aprendizagem
significativa
- QUAIS ASPECTOS, OS JOGOS MATEMÁTICOS,
PODEM DESENVOLVER EM QUEM O PRATICA?
Os jogos
coletivos são fundamentais, pois além de também exercitar a atenção
concentrada e todos os outros processos cognitivos, atua na
aprendizagem dos fenômenos de grupo, como respeitar a opinião e idéia do
companheiro, liderança, tomadas de decisões em grupo, saber ser tolerante e
lidar com perdas e frustrações também será fundamental para os aspectos
afetivos e sociais.
Os jogos têm
importante função no desenvolvimento emocional e por este motivo deve ser
oferecido nos diversos contextos educacionais: na escola, na creche, nos lares.
Nas escolas é
recomendado que o professor pesquise e se planeje com atividades de jogos entre
seus alunos. Um conteúdo trabalhado no jogo pode ser em seguida usado
formalmente em diversas matérias. Na disciplina de matemática o jogo pode ser
um grande aliado. Um excelente recurso didático que deve ser introduzido no
planejamento com o objetivo de problematizar e exercitar os conteúdos
ensinados, além de desenvolver os aspectos citados acima nos aspectos
biológicos, cognitivos, sociais e afetivos.
The Wynn Casino, Las Vegas - DrmCD
ResponderExcluirThis review 평택 출장마사지 analyzes 제주도 출장마사지 the Wynn Las Vegas, an MGM Resorts property in Las Vegas, Nevada. It's the only 강릉 출장샵 casino in 서울특별 출장샵 the U.S. which is open 양주 출장샵 to