sexta-feira, 13 de abril de 2018

COGNIÇÃO - REVISÃO



1.       O QUE A PSICOLOGIA COGNITIVA ESTUDA?

A Psicologia Cognitiva estuda tudo o que diz respeito à aquisição do conhecimento, ou seja, a aprendizagem. Trata-se de uma das mais novas áreas de concentração em estudos psicológicos, iniciada em meados da década de 1950 e 1960.

2.       ESCOLHA 3 SENTIDOS IMPORTANTES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA E JUSTIFIQUE?

Visão – permite a análise do conteúdo, a sua leitura, e interpretação.
Audição – Ouvir a aula, presencial, ou à distância (vídeos).
Tato – contato físico com figuras geométricas de forma a perceber estruturalmente as suas formas.

3.       QUAL A RELAÇÃO ENTRE PERCEPÇÃO E APRENDIZAGEM?

A percepção é reconhecida como um processo básico e ao mesmo tempo um processo cognitivo do comportamento humano. Básico, pois, todos os comportamentos dependem da chegada de informações do meio. Cognitivo, pois é a primeira condição para o processamento das informações que viabilizaram a aprendizagem. Os processos cognitivos agindo de forma integrada são responsáveis pela aquisição do conhecimento, pela aprendizagem. São eles: Percepção, memória, inteligência, criatividade, formação de conceitos, linguagem, pensamento, raciocínio, resolução de problemas e aprendizagem.

  1. QUAL A IMPORTANCIA DA ATENÇÃO PARA A APRENDIZAGEM?
A percepção tem o caráter seletivo, ou seja, focamos certos estímulos ao invés de outros na situação. O estímulo que selecionamos se torna foco enquanto que os outros se tornam menos relevantes naquele momento. Isto é o que chamamos de atenção concentrada, que se não acontece com facilidade pode acarretar em dificuldades perceptivas e muitas vezes gerar outros problemas como na própria aprendizagem.
  1. A APRENDIZAGEM FICA EM QUAL TIPO DE MEMÓRIA? JUSTIFIQUE
A memória é um processo cognitivo de base que garante novas aprendizagens o registro das antigas por um tempo variado. Ela é responsável pelo armazenamento e resgate das informações no momento que precisamos usar no ambiente que nos cerca. Dado o conceito acima, a memória objetivo para uma aprendizagem é a MEMÓRIA DE LONGO PRAZO, pois este tipo tem a capacidade ilimitada, e guardamos informações importantes, significativa para nós. Com isso, ganha-se com o resgate das informações e novas aprendizagens. Uma outra caraterística é que este tipo de memória depende diretamente das nossas motivações e emoções. A informação quando considerada significativa é levada do hipocampo (memória de curto prazo) e vai para o neo-córtex (memória de longo prazo), ficando registrada lá indefinidamente.

  1. NA TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS, COMO GARDNER DEFINE A INTELIGÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA?
Gardner afirma define como uma forma de Confrontar e avaliar objetos, abstrair e discernir suas relações e princípios subjacentes. Esta é a inteligência lógico-matemática. Provavelmente você deve está se perguntando onde estão os números neste conceito de inteligência. A habilidade numérica é apenas uma entre outras habilidades matemáticas. E é considerada uma das inteligências mais importantes para o ser humano.

  1. FALE SOBRE A O PENSAMENTO DIRIGIDO.
O pensamento dirigido pode ser de dois tipos: Raciocínio e Resolução de Problemas. Estes processos estão intimamente relacionados à aprendizagem de forma geral e de maneira especial á aprendizagem da matemática

1.Raciocínio: O raciocino é uma operação lógica mental, que envolve comparações, representações e abstrações.
2.Resolução de Problemas: Você já teve um problema para resolver? Vários, não é mesmo? Temos problemas simples e complexos para resolver ao logo de nossa vida. Não só problemas matemáticos. Mas, também problemas psicológicos, sociais ou de outra ordem. Ninguém de nós passa um dia se quer sem ter um problema para resolver.

  1. EXPLIQUE OS CONCEITOS DE GENERALIZAÇÃO E DISCRIMINAÇÃO, NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS.
Ao percebermos as coisas do mundo verificamos elementos que coincidem em algumas destas coisas. Assim estamos generalizando. A mesma característica sendo encontrada em coisas diferentes. Uma criança de dois anos pode chamar todo homem idoso e grisalho de vovô. Assim ela está generalizando algumas características para todos eles. Posteriormente com a evolução de sua percepção, memória, raciocínio e linguagem compreenderá existem outros homens grisalhos e idosos que não são avô e mais tarde compreenderá também que eles podem até ser ‘vovôs’, mas não seu vovô e sim de outras crianças. Assim, ela estará discriminando os diversos elementos e relacionando os que são coincidentes ou distintos e formando grupos ou categorias

O adulto deve, portanto nomear os objetos e realçar suas características para as crianças, para ajudar na formação de novos conceitos
  1. O QUE CARACTERIZA A PSEUDOAPRENDIZAGEM?
Na pseudoaprendizagem a memorização é o principal processo em questão. Neste caso, não ocorre a compreensão do conteúdo e nem as relações de causa e efeito do fenômeno estudado.

Este talvez seja um dos problemas mais freqüentes e sérios na educação brasileira, atualmente. A metodologia que incentiva a memorização das informações geralmente leva a pseudo-aprendizagem, pois, com pouco tempo o aluno apaga a informação recebida. A informação geralmente fica na memória de curto prazo, impedindo uma aprendizagem significativa

  1.  QUAIS ASPECTOS, OS JOGOS MATEMÁTICOS, PODEM DESENVOLVER EM QUEM O PRATICA?
Os jogos coletivos são fundamentais, pois além de também exercitar a atenção concentrada e todos os outros processos cognitivos, atua na aprendizagem dos fenômenos de grupo, como respeitar a opinião e idéia do companheiro, liderança, tomadas de decisões em grupo, saber ser tolerante e lidar com perdas e frustrações também será fundamental para os aspectos afetivos e sociais.
Os jogos têm importante função no desenvolvimento emocional e por este motivo deve ser oferecido nos diversos contextos educacionais: na escola, na creche, nos lares.
Nas escolas é recomendado que o professor pesquise e se planeje com atividades de jogos entre seus alunos. Um conteúdo trabalhado no jogo pode ser em seguida usado formalmente em diversas matérias. Na disciplina de matemática o jogo pode ser um grande aliado. Um excelente recurso didático que deve ser introduzido no planejamento com o objetivo de problematizar e exercitar os conteúdos ensinados, além de desenvolver os aspectos citados acima nos aspectos biológicos, cognitivos, sociais e afetivos.

Um comentário:

  1. The Wynn Casino, Las Vegas - DrmCD
    This review 평택 출장마사지 analyzes 제주도 출장마사지 the Wynn Las Vegas, an MGM Resorts property in Las Vegas, Nevada. It's the only 강릉 출장샵 casino in 서울특별 출장샵 the U.S. which is open 양주 출장샵 to

    ResponderExcluir